A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, disse que vai processar o X (antigo Twitter) por causa do ataque hacker que sofreu em 11 de dezembro. Ela reclamou da ação criminosa e revelou que irá buscar reparação pelo caso.
“O que aconteceu na semana passada foi muito mais invasivo. Não sei nem onde processá-los, se eu processo no Brasil ou se eu processo nos Estados Unidos, porque processá-los eu vou”, afirmou Janja em uma live durante a manhã de hoje (19).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na transmissão, a primeira-dama também defendeu que Elon Musk, o dono da rede social, se beneficiou com a invasão ao seu perfil. Ela reclamou que a empresa levou uma hora e meia para congelar a conta e que esta demora deu mais dinheiro para o bilionário.
Janja diz que Elon Musk ficou “muito mais milionário” com ataque hacker ao seu perfil.
— Metrópoles (@Metropoles) December 19, 2023
“Não só a regularização das redes, mas a gente precisa discutir a monetização dessas redes sociais”, afirmou a primeira-dama na live semanal do presidente Lula. pic.twitter.com/oDEnziDY8X
“Eu falo, por uma hora e meia, o Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque. É essa a questão”.
Outro ponto defendido por Janja na live foi a necessidade de regulamentação das redes sociais. Ela acusou as plataformas de lucrarem mesmo com discursos perigosos.
“A gente precisa não só a regularização das redes, mas a gente precisa discutir a monetização dessas redes sociais. Porque hoje não importa se é do bem ou do mal, eles ganhando dinheiro, está tudo bem, né? As redes sociais hoje estão acima de qualquer coisa”.
Presidente Lula reforça discurso de regulação
O presidente Lula (PT) também estava presente na transmissão e revelou que fica bravo com os xingamentos online sofridos pela primeira-dama. Ele considera os ataques covardia, já que defende nunca ter ofendido mulheres de outros presidentes, deputados e outros políticos.
“Eu acho que é uma canalhice a pessoa que faz isso. Então eu fico pu** por ela. Às vezes eu nem falo para ela que eu estou pu** para não ficar achando que estou fazendo alguma crítica. Mas as pessoas são muito desagradáveis”, contou.
Lula também concordou com as falas de Janja sobre a regulamentação das redes sociais. De acordo com ele, isso “terá que ser feito”, já que em regiões como a União Europeia e China já existem leis do tipo.
“Como é que a gente trata isso sem
— Metrópoles (@Metropoles) December 19, 2023
fazer censura? É um desafio”, diz Lula sobre regulação de redes sociais.
“A União Europeia já fez uma regulação. A gente vai ter que olhar bem o que foi feito, vamos ver o que está acontecendo na China, nos EUA”, prosseguiu o presidente em sua… pic.twitter.com/TGEsogyuEh
- Veja também: Lula defende regulação das redes sociais na Unesco
“Como a gente trata isso sem fazer censura? É um desafio, claro. Mas você veja um negócio, a televisão tem limite, tem regulação. Rádio tem regulação. É preciso então criar outra regulação para esse cidadão que não paga nem imposto no Brasil [redes sociais estrangeiras]. Todos eles são dos Estados Unidos. Todos eles ganham uma fortuna, não pagam nenhum imposto, falam o que querem e não obedecem às decisões do governo”, pontuou o presidente.
Fontes
Categorias