O novo CEO interino da OpenAI, Emmett Shear, compartilhou publicamente quais serão as suas primeiras ações no cargo. O agora gerente executivo da empresa responsável pelo ChatGPT assumiu o posto nesta segunda-feira (20) e confirmou o planejamento em uma postagem na rede social X, o antigo Twitter.
De acordo com Shear, as ações internas emergenciais da OpenAI envolvem a reestruturação da empresa, sem mudanças radicais nos serviços oferecidos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Today I got a call inviting me to consider a once-in-a-lifetime opportunity: to become the interim CEO of @OpenAI. After consulting with my family and reflecting on it for just a few hours, I accepted. I had recently resigned from my role as CEO of Twitch due to the birth of my…
— Emmett Shear (@eshear) November 20, 2023
Além de falar da estratégia, o executivo contou ainda que aceitou o trabalho rapidamente, depois de uma conversa com a família e por confiar que a empresa "é atualmente uma das mais importantes" no mundo atual.
Cofundador e antigo CEO da Twitch, Shear já é o segundo CEO interino da OpenAI em três dias. Após a demissão de Sam Altman pelo conselho diretor da empresa, na última sexta-feira (17), a chefe de tecnologia Mira Murati chegou a ser confirmada no cargo.
Já Altman ficou poucos dias desempregado: o programador e executivo foi confirmado como chefe de uma nova equipe de inteligência artificial (IA) na própria Microsoft, principal parceria comercial e investidora da OpenAI.
Os planos do novo chefe da OpenAI
De acordo com o novo CEO, os próximos 30 dias da OpenAI envolverão três grandes ações. A primeira delas é a contratação de um investigador independente para "escavar todo o processo que levou a esse ponto e formular um relatório completo".
A marca também continuará "conversando com quantos funcionários, parceiros, investidores e clientes for possível" para "tomar notas e compartilhar os resultados mais importantes".
Sam Altman, cofundador e agora ex-CEO da OpenAI.Fonte: GettyImages
Por fim, a OpenAI precisa ainda "reformar as equipes de liderança e gerenciamento após as saídas recentes, gerando uma "força efetiva para entregar resultados aos nossos consumidores". A fala de Shear envolve notícias recentes de que, além de Altman, outros pesquisadores de peso deixaram a empresa e muitos funcionários ameaçaram se demitir após a saída do ex-CEO.
"Dependendo dos resultados e de tudo o que aprendermos com isso, impulsionarei mudanças na organização – inclusive pressionando fortemente por mudanças significativas de governança, se necessário", diz o novo executivo. Ele ainda ressaltou que Altman não foi removido do cargo por "desacordos sobre segurança", mas não detalhou qual foi o motivo.
Shear diz ainda que deseja evitar "turbulências" que perturbem o funcionamento da companhia e que respeita "Sam e toda a equipe OpenAI". Ele avisa ainda que, nos próximos dias, não deve divulgar publicamente novos comunicados sobre ações internas da empresa.
Fontes
Categorias