O Nubank lançou mais um mecanismo de segurança para correntistas nesta segunda-feira (13). Chamado “Alô Protegido”, o recurso ajuda a combater golpes que acontecem por chamadas telefônicas, bloqueando ligações suspeitas automática.
O recurso evita que o consumidor seja enganado por criminosos que se passam por centrais de atendimento falsas, uma tática comum para obter dados sensíveis. O “Alô Protegido” bloqueia chamadas “camufladas”, cujo número de origem é substituído pelo número de contato do Nubank.
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O "Alô Protegido" do Nubank bloqueia chamadas camufladas de forma automática.Fonte: GettyImages
Segundo o Nubank, o bloqueio da chamada falsa acontece por meio do app do banco, que precisa de permissão para acessar as chamadas do aparelho. Não é necessário baixar nenhum app adicional, basta acessar a função no menu “Segurança” no aplicatiovo e entrar nas opções da ferramenta “Alô Protegido”.
“Queremos ir além das campanhas educacionais e trazer uma solução eficaz para combater chamadas fraudulentas e proteger ainda mais nossos clientes. Foi pensando nisso que desenvolvemos o Alô Protegido. A ideia é oferecer alertas mais inteligentes e realizar o bloqueio de números suspeitos automaticamente, evitando que os usuários se tornem vítimas de golpes e fraudes”, pontuou a vice-presidente de engenharia do Nubank, Fabiola Marchiori.
Como funciona o “Alô Protegido”?
No comunicado, o Nubank explicou que o “Alô Protegido” funciona em duas frentes: bloqueio inteligente, capaz de barrar números camuflados, e o suporte ágil e verificado, oferecendo chamadas autenticadas confiáveis através do app.
Ainda que a ferramenta útil para barrar golpes por telefone, é importante que o cliente do Nubank continue atento. No anúncio, o Nubank ressaltou que não solicita que pessoas baixem aplicativos, realizem operações ou troquem senhas para qualquer ação por telefone.
Em casos de dúvidas, é recomendado que o correntista desligue a chamada e procure a empresa por meio dos canais oficiais de atendimento por conta própria.