A Meta começou a divulgar a nova assinatura que tira os anúncios do Instagram e do Facebook na Europa. A novidade é uma alternativa para usuários que querem utilizar as plataformas da empresa, mas sem conceder acesso aos próprios dados.
Na oferta, a Meta esclarece que usuários deverão pagar um valor extra caso queiram o serviço nas duas redes, assim como acontece com o Meta Verified, a partir de 1° de março. A adição é de €6 (R$ 31,50 em conversão direta) se contratado pelo PC ou €8 (R$ 41,90) se contratado pelo celular. Os preços base são:
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- €12,99 (~R$ 68) — pelo celular (Android ou iOS);
- €9,99 (~R$ 52,30) — pelo computador.
FIRST LOOK: Meta's Ad-Free Subscription Subscription Sign Up Flow
— Matt Navarra - Exiting X… Follow me on Threads (@MattNavarra) November 7, 2023
Facebook and Instagram users in the EU are starting to see the Ad-Free Subscription or Free pic.twitter.com/H4mLFd5U3t
Até a data, uma única assinatura atende as contas das duas plataformas. Vale ressaltar que o serviço só é oferecido para pessoas maiores de 18 anos.
Solução da Meta para a legislação local
A assinatura da Meta é uma solução para cumprir ordens do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), lei europeia similar à LGPD, e a Lei de Mercados Digitais. O conjunto de normas exige que os usuários possam utilizar serviços online, mas possam negar o compartilhamento de dados para direcionamento de publicidade.
Por ser uma demanda local, é possível que a assinatura da Meta seja exclusiva para consumidores que residem na Europa. Sendo assim, o restante do mundo ainda teria que conviver com publicidade direcionada no Facebook e no Instagram.
TikTok e mais redes sociais exploram o modelo
Além da Meta, outras plataformas digitais também exploram o modelo de cortar publicidade por uma assinatura. O TikTok prepara um pacote com esses moldes e o X Premium+ também tem a mesma proposta.
Fontes