Há um ano, o mercado de tecnologia foi chacoalhado com um dos principais negócios envolvendo empresas de redes sociais: o até então Twitter foi comprado por Elon Musk. Na verdade, a empresa já havia sido adquirida em 27 de outubro de 2022 e o bilionário apenas assumiu o comando da companhia.
Em um acordo envolvendo US$ 44 bilhões (cerca de R$ 219 bilhões na cotação atual), a plataforma fundada por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass passava para as mãos do homem mais rico do mundo.
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E Musk prometia mudanças, argumentando que o mundo precisava de um “centro digital para o futuro da civilização” onde as pessoas pudessem debater livremente de forma saudável.
O Twitter passou por um lento processo de eliminação e hoje em dia praticamente só na existe na memória dos fãs (Imagem: Justin Sullivan/Getty Images)
Mas não era apenas com as conversas públicas que o magnata estava preocupado, ele também tinha planos para fazer do agora saudoso Twitter um “app de tudo”. Para isso, ele precisou até mesmo trocar o nome da marca.
Com incontáveis decisões polêmicas e questionáveis, Musk não apenas alterou a rota da companhia, mas se promoveu o bastante para entrar ainda mais no centro dos holofotes do mundo corporativo.
O TecMundo relembra este primeiro ano de aquisição do antigo Twitter pelo sul-africano e elenca alguns dos principais acontecimentos e transformações que a plataforma passou durante o período.
26 de outubro de 2022 – Let that sink in!
Em mais uma ação provavelmente pensada para se tornar midiática, Elon Musk entrou na sede do Twitter com uma pia. “Let that sink in”, escreveu em seu próprio perfil, em uma brincadeira que indicava que as pessoas teriam que aceitar que a rede social teria um novo dono.
Entering Twitter HQ – let that sink in! pic.twitter.com/D68z4K2wq7
— Elon Musk (@elonmusk) October 26, 2022
27 de outubro de 2022 – Demissão de funcionários
Uma das primeiras decisões de Elon Musk foi encarada de forma super impopular: ele demitiu vários executivos de alto escalão da empresa. Dentre eles Parag Agrawal, o antigo CEO; Ned Segal, diretor financeiro; e Vijaya Gadde, ex-chefe de política legal, confiança e segurança.
28 de outubro de 2022 – Ye de volta
Como um típico magnata, Elon Musk tem vários amigos bilionários iguais ele. Neste círculo está ninguém menos que o rapper Kanye West (identificado como Ye), que teve sua conta desbloqueada na rede social. O cantor foi banido após publicar mensagens antissemitas.
- Veja também: Elon Musk reativa conta de Donald Trump no Twitter
9 de novembro de 2022 – (Re)lançamento do Twitter Blue
Começando as mudanças mais profundas na plataforma, Elon Musk aumentou o valor da assinatura e relançou o Twitter Blue. Dentre os benefícios, o serviço garante um selo de verificação para assinantes. Dois meses depois, o Twitter Blue chegou ao Brasil também por um novo preço de R$ 60.
10 de novembro de 2022 – Twitter vai falir?
Durante mais de uma oportunidade, Elon Musk criticou a administração financeira que o Twitter estava tendo com seus antigos diretores. Ele chegou a realizar uma reunião com funcionários da empresa dizendo que uma falência não estava descartada.
18 de novembro de 2022 – Cale a boca, Elon Musk
Além de reduzir severamente o quadro de funcionários do Twitter, Musk teve que lidar com a iniciativa de outras centenas de trabalhadores que decidiram sair por conta própria. Em um movimento dos insatisfeitos, ex-funcionários projetaram na lateral do prédio da marca a frase “Elon Musk, cala a porr* da boca”.
12 de dezembro de 2022 – (Re)(re)lançamento do Twitter Blue
O primeiro relançamento do Twitter Blue foi um fracasso. A possibilidade de pagar pelo selo de verificado gerou uma série de contas de sátiras que estavam enganando as pessoas e uma enxurrada de fake news e desinformação. Após anunciantes deixarem a plataforma, Elon Musk decidiu lançar mais uma vez o serviço de assinatura, só que dessa vez com diferentes tipos de selo e verificação como a obrigatoriedade de informar um celular.
17 de janeiro de 2023 – Sem apps de terceiros
Depois de muita reclamação dos usuários, o que era aparente foi confirmado: o Twitter não estava mais distribuindo gratuitamente suas APIs para aplicativos de terceiros. Por causa disso, serviços como o Tweetbot e o Twitterific não estavam mais funcionando.
08 de fevereiro de 2023 – Não é mais um microblog
De uma rede social que permitia publicações de até 140 caracteres, o Twitter passou a aceitar posts com até 25 mil caracteres. O aumento de mais de 17000% no número de caracteres finalizou o apelido de microblog que a rede social tinha.
19 de março de 2023 – Verificação por apps gerenciadores
Em mais uma medida polêmica no oceano de impopularidades, o Twitter decidiu retirar a opção de verificação em duas etapas por SMS. Somente usuários do Twitter Blue poderiam utilizar o esquema de segurança, sendo que quem não pagasse teria que utilizar apps gerenciadores como Google Authenticator.
23 de março de 2023 – Sem resposta para jornalistas
O time de relações públicas do Twitter foi um dos mais afetados pelas demissões em massa de Elon Musk. Por causa disso, a empresa simplesmente parou de responder questionamentos de jornalistas. E para “zoar” com a situação, o e-mail de imprensa da empresa começou a devolver como resposta um emoji de cocô.
- Veja também: Elon Musk suspende contas de jornalistas no Twitter
20 de abril de 2023 – Verificado só para quem paga
Em uma decisão misturando revanchismo e contabilidade, o Twitter removeu o selo de verificado de quem não realizava o pagamento do Twitter Blue. Personalidades, digitais influencers, políticos, jornalistas, todo mundo foi afetado e passou a ter que se preocupar em pagar o serviço caso quisesse provar autenticidade.
11 de maio de 2023 – DM criptografada (só para assinantes)
Para aumentar o interesse das pessoas no Twitter Blue, a plataforma lançou mensagens diretas criptografadas. Mas em seu lançamento, a ferramenta foi criticada por não proteger contra ataques do tipo man-in-the-middle, quando um cibercriminoso se infiltra em conversas para roubar dados.
19 de maio de 2023 – Twitter ou YouTube?
Para competir com sites como YouTube e até redes sociais de vídeo como TikTok, o Twitter lançou uma ferramenta para permitir o upload de vídeos de até duas horas de duração. Só que há um porém: somente quem paga o Twitter Blue que consegue subir estes vídeos.
06 de junho de 2023 – Nova CEO
Depois de meses procurando, Elon Musk encontrou a pessoa que o substituiria no cargo de CEO do Twitter. A escolhida foi Linda Yaccarino, ex-chefe de vendas de anúncios da NBCUniversal. Com bastante experiência com anunciantes, a executiva teve como um dos principais objetivos trazer de volta os anúncios para a plataforma.
1º de julho de 2023 – Limite de visualização de tweets
Após uma instabilidade técnica, os usuários do Twitter se surpreenderam com uma notícia de que haveria um acesso limitado à rede social. Desde então, as pessoas teriam um limite diário de visualização de publicações, sendo que quem quisesse ver mais posts teria que pagar pelo Twitter Blue.
13 de julho de 2023 – Grana para criadores de conteúdo
Na principal medida para atrair criadores de conteúdo para assinarem o Twitter Blue, a plataforma começou a remunerar as pessoas. Ou seja, os assinantes do serviço seriam pagos com parte da receita obtida com anúncios. Os primeiros influencers que reveleram os pagamentos mostraram comprovantes de até US$ 10 mil (mais de R$ 45 mil).
- Veja também: Como monetizar o Twitter – ou o renomeado 'X'?
23 de julho de 2023 – Mudança de nome e logo
O início do fim da marca Twitter foi em 23 de julho de 2023, quando a rede social do passarinho passou a ser representada pela vigésima quarta letra do alfabeto romano. Amado por Musk desde o início de sua carreira, o nome e o logo X vieram para definir que o futuro da plataforma será mesmo o tal do "app de tudo".
03 de agosto de 2023 – Download de vídeos
Assinantes do X Blue — antigo Twitter Blue — começaram a além de publicar vídeos de duas horas, baixar vídeos das publicações. O recurso não precisa de uma ferramenta externa e acaba possibilitando até mesmo o download de filmes, já que longas-metragens estão sendo publicados no site.
21 de setembro de 2023 – Acabaram os grupinhos
Em 21 de setembro, mais uma notícia triste para os usuários do X: as Rodas seriam encerradas. A partir de 31 de outubro deste ano, não será mais possível fazer publicações para seguidores selecionados.
29 de setembro de 2023 – Novas regras de uso
Depois de dois meses de mudança de nome, o X deu lançou os novos Termos de Serviço da plataforma. No texto que tem validade jurídica, a empresa de Musk apagou as menções a termos como “retweet”, que passaram a se chamar somente “repost”. De maneira oficial, os “tweets” viraram apenas “posts”.
05 de outubro de 2023 – Sem títulos de notícias
Em mais um recurso contra jornalistas e veículos jornalísticos, o X parou de exibir as manchetes de links de notícias compartilhados na rede. De acordo com Musk, a decisão “melhora a aparência” da rede social.
17 de outubro de 2023 – Rede social paga
Durante todas as transformações que o atual X passou, muita gente reclamou e xingou o bilionário Elon Musk em sua própria plataforma. Daqui a algum tempo, isso não será mais possível. Em 17 de outubro, um dos perfis oficiais da rede explicou que os usuários terão que pagar se quiserem ler posts, assistir a vídeos e seguir contas. Quem quiser interagir com os posts terá que pagar.
26 de outubro de 2023 – Chamadas de voz e vídeo
Um ano depois de ser comprado por Elon Musk, o X já é outra coisa. Com funções cada vez mais diferenciadas, a novidade mais recente é que a plataforma terá suporte a ligações de voz e vídeo. Em período de testes, a novidade é mais uma vez exclusiva para assinantes do X Blue.