O Disney+ vai começar a proibir o compartilhamento de senhas a partir do dia 1º de novembro, no Canadá. A mudança, semelhante à implantada pela Netflix, está sendo comunicada aos assinantes da plataforma no país via e-mail, conforme noticiou o site MobileSyrup na quarta-feira (27).
Na mensagem enviada aos usuários, a gigante do entretenimento alerta sobre os novos termos de uso, porém não fornece maiores detalhes sobre como vai funcionar o bloqueio. “Estamos implementando restrições à sua capacidade de compartilhar sua conta ou credenciais de login fora de sua casa”, afirma a companhia, em um trecho.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O bloqueio de senhas compartilhadas também pode ser adotado por mais plataformas de streaming.Fonte: Getty Images/Reprodução
Além do e-mail, a empresa também atualizou a página de suporte do streaming para os assinantes canadenses, adicionando a informação de que não será mais possível “compartilhar sua assinatura fora de casa”. Como lembra a publicação, uma versão anterior do texto no site já citava a proibição, embora ela nunca tenha sido aplicada.
Em outra parte dos termos, o Disney+ informa que poderá analisar o uso da conta em busca de eventuais violações da regra. Caso a plataforma identifique que a senha continue sendo compartilhada, o assinante terá o acesso ao serviço limitado e corre o risco de ter a conta encerrada.
Quando a restrição chegará a outros países?
A possibilidade de o Disney+ impedir o compartilhamento de senhas foi levantada pela primeira vez durante a teleconferência de resultados financeiros do conglomerado referentes ao terceiro trimestre fiscal, no mês passado. Na ocasião, o CEO da Disney, Bob Iger, falou sobre o tema.
Ele comentou que a empresa estava estudando formas de acabar com a prática, adotando a mesma estratégia da Netflix, que iniciou as restrições há alguns meses e cobra uma taxa adicional para quem quiser dividir a senha. O executivo disse ainda que os assinantes seriam comunicados sobre as novas regras até o final deste ano.
Mesmo que a mudança no compartilhamento de senhas do Disney+ tenha sido anunciada apenas no Canadá, até o momento, é praticamente certo que a restrição será levada para outros territórios nos quais o streaming esteja disponível. No entanto, ainda não se sabe quando isso ocorrerá.
Fontes