A Apple anunciou hoje (19) o lançamento da função Tap to Pay no Brasil, que permite aceitar pagamentos presenciais por aproximação diretamente no iPhone, sem a necessidade de qualquer terminal ou hardware extras. O recurso estreou nos Estados Unidos em 2022 e tem sido disponibilizada em mais países gradualmente
Com o novo recurso, comerciantes podem usar o iPhone como maquininha de cartão para receber pagamentos no débito e no crédito, por aproximação. A funcionalidade é compatível com as principais bandeiras, incluindo Mastercard, Visa e American Express.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia também: Como funciona o pagamento por aproximação?
O cliente pode fazer os pagamentos usando cartão, Apple Watch ou o iPhone.Fonte: Apple/Divulgação
O serviço inclui um app para processar a operação, com o preenchimento do valor e outros detalhes, e exige que o cliente aproxime seu iPhone ou Apple Watch do celular Apple do comerciante.
Vale destacar que o pagamento é feito por meio do Apple Pay, e podem ser utilizados cartão de débito ou crédito via NFC, ou outra carteira digital. Segundo a Maçã, todas as transações são protegidas com criptografia.
“O Tap to Pay no iPhone ajudou empresas do mundo inteiro e de todos os portes — de autônomos a grandes varejistas — a oferecer novas experiências de pagamento, e estamos empolgados em trazer uma solução de pagamento fácil, segura e privada para os comerciantes brasileiros”, afirmou a vice-presidente do Apple Pay, Jennifer Bailey, em comunicado.
Modelos compatíveis
Para usar o Tap to Pay é necessário ter um iPhone XS ou posterior com a versão mais recente do iOS, de acordo com a Apple. Além disso, o vendedor precisa instalar o app do parceiro no celular para realizar as transações — a CloudWalk é a primeira instituição a ofertar o recurso para seus clientes no Brasil.
Além da fintech que administra as maquininhas InfinitePay, mais plataformas de pagamento vão disponibilizar a funcionalidade para seus clientes empresariais, em breve. As próximas são Nubank, SumUp, Granito e Stone, como informou a gigante da tecnologia.
Categorias