A rede social TikTok apresentou nesta terça-feira (12) uma nova seção da plataforma nos Estados Unidos. É o TikTok Shop, uma aba de comércio eletrônico que permite ao usuário procurar, comprar e vender produtos das mais diferentes categorias sem sair do aplicativo.
O recurso estava em fase de testes há alguns meses e é a resposta da desenvolvedora ByteDance para serviços já populares, como as gigantes Amazon e Shein.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A compra de um produto por meio de vídeo ou transmissão ao vivo no TikTok.Fonte: TikTok/Reprodução
O recurso já está no ar no país e envolve itens de moda, maquiagem, estilo de vida, alimentos e outros segmentos. Essa é, há anos, uma das principais fontes de receita da empresa na China e, ao menos por enquanto, não há planos para o lançamento de algo parecido no Brasil.
Comprando pelo TikTok Shop
Os produtos podem ser vendidos ao aparecerem em vídeos publicados em perfis ou ao mesmo durante transmissões ao vivo. Basta clicar no botão relacionado ao item e efetuar a aquisição.
Além disso, há uma seção inteira dedicada ao catálogo oferecido na plataforma, com recomendação sobre o que comprar e um carrinho de compras virtual.
A página de compra e pagamentos dentro da rede social.Fonte: TikTok
Todo o pagamento é feito por uma fornecedora terceirizada contratada pela plataforma, com o dólar sendo a única moeda aceita no momento. Por outro lado, a empresa suporta o uso de várias ferramentas de comércio eletrônico que gerenciam esse tipo de loja digital e cuidam de etapas como pós-venda e entregas.
Os dados de transações são armazenados nos Estados Unidos, seguindo leis locais de privacidade e proteção de informações. Na Europa, o projeto foi abandonado após uma série de dificuldades burocráticas envolvendo a privacidade dos usuários.
Criadores de conteúdo populares agora podem estabelecer um novo programa de parceria e afiliados, monetizando publicações com base em comissão por vendas ao aparecerem com produtos próprios ou de lojas parceiras.
O TikTok Shop também será divulgado a partir de anúncios dentro da rede social e a partir de influenciadores interessados.
Categorias