A Meta, empresa dona de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, divulgou, na última quinta-feira (26), o relatório fiscal com os resultados e o desempenho da companhia durante o segundo trimestre de 2023.
As notícias são boas para o CEO e cofundador Mark Zuckerberg. O conglomerado registrou ganhos acima do esperado no geral, embora nem todas as divisões apresentem ganhos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao todo, a receita gerada no período que terminou em 30 de junho deste ano foi de US$ 32 bilhões, com um rendimento líquido (depois de subtraídos gastos e impostos) de US$ 7,78 bilhões. Esse valor representa um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado.
Reels: em alta tanto nos acessos quanto em receita.Fonte: Instagram
Entre os principais números, a Meta divulgou que o Facebook ultrapassou a marca de 3 bilhões de usuários ativos mensais, com pouco mais de 2 bilhões de pessoas entrando todos os dias na plataforma.
O Instagram também cresceu, com os vídeos no formato Reels passando a taxa de 200 bilhões de reproduções diárias e gerando uma receita de mais de US$ 10 bilhões.
Esses números só aumentam a expectativa para a Threads, a nova rede social da empresa focada em texto que, apesar de uma queda no interesse, bateu recordes de inscritos pela facilidade em abrir um perfil a partir do Instagram. A monetização por lá — tanto para a marca, via anunciantes, ou para os criadores de conteúdo — ainda não começou.
Além de gerar mais dinheiro, a Meta também passa por um período de corte de custos. Fora as três rodadas massivas de demissão, a companhia definiu que este seria um "ano de eficiência" após o susto de perdas financeiras apresentadas em 2022.
Metaverso ainda em baixa
Se a maior parte dos produtos antigos da Meta segue em alta, o mesmo não é possível dizer de uma de suas maiores apostas atuais, o metaverso.
A divisão Reality Labs segue no vermelho, tanto pela dificuldade em obter receita dos produtos e serviços quanto pelo investimento pesado no setor de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR).
Ao todo, o metaverso gerou perdas operacionais de US$ 3,7 bilhões, o que significa mais gastos que receita gerada. A renda, inclusive, foi de US$ 276 milhões.
Uma das possibilidades de virar o jogo é o lançamento do headset Quest 3, programado para o final de 2023, e mais incentivos para usuários na plataforma Horizon Worlds.
Meta Quest 3.Fonte: Meta
O mercado reagiu bem aos números da empresa, com as ações da Meta apresentando um aumento de aproximadamente 9% nesta quinta-feira (27).
Fontes