Os mapas do Google e da Apple ganharam um novo concorrente. As gigantes Amazon, Meta e Microsoft se juntaram a TomTom para lançar um projeto de mapeamento de código aberto, para que desenvolvedores terceirizados não dependam do serviço das outras duas big techs.
As quatro empresas formaram a Overture Maps Foundation em 2021. E agora, divulgaram o primeiro conjunto de dados de mapa aberto, com mais de 59 milhões de locais de interesse. Com ele, os desenvolvedores podem criar produtos próprios de navegação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os mapas em código aberto da Overture deixa que os desenvolvedores trabalhem em suas aplicações de maneira mais prática e econômica.Fonte: Overture Maps Foundation/Divulgação
O conjunto, disponível no site da Overture, conta com dados sobre redes de transporte, limites administrativos e edifícios. Eles receberam uma formatação que permite aos programadores “ingerir e usar os dados do mapa de maneira padrão e documentada”. Também são interoperáveis.
“A Overture planeja construir uma ampla colaboração que possa construir e manter um banco de dados abrangente e atualizado de POIs [locais de interesse, na sigla em inglês]”, disse o diretor executivo da fundação, Marc Prioleau.
Com os dados disponíveis e em código aberto, os desenvolvedores podem fazer seus aplicativos com mais facilidade e de maneira mais barata. Atualmente, é preciso pagar para acessar a interface de programação de aplicação (API) do Google Maps. Há ainda cobrança da Apple para aplicativos não nativos.
Fontes