A plataforma de streaming Spotify publicou, nesta terça-feira (25), o relatório financeiro da empresa para o segundo trimestre de 2023. Nem todos os resultados são positivos, mas a situação é vista como favorável pela companhia.
O serviço que disponibiliza músicas e podcasts fechou o período de junho deste ano com 551 milhões de usuários ativos mensais, em um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse é o trimestre em que mais novos usuários apareceram na plataforma, sejam eles assinantes ou restritos à versão gratuita e com anúncios do serviço.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No geral, todas as regiões foram acima do esperado em termos de captar novos usuários: a América Latina é hoje responsável por 21% do público da plataforma, por exemplo, mais até do que a América do Norte.
A distribuição de usuários por região.Fonte: SEC
Além disso, a quantidade de pagantes subiu 17% e agora concentra 220 milhões de assinantes dos planos Premium — que acabaram de subir de preço em vários países, inclusive no Brasil. Esse acréscimo da mensalidade, entretanto, ainda não foi levado em conta no atual relatório.
Queda em receita
A má notícia do relatório envolve a receita gerada por usuário. A renda trazida por cada pessoa, assinante ou não, foi de €4,27 no trimestre (cerca de R$ 22 em conversão direta de moeda). Essa é uma queda de 6% em relação ao segundo trimestre de 2022 e fica abaixo também do valor registrado nos primeiros meses deste ano.
Ao todo, o Spotify registrou uma receita de €3,2 bilhões (aproximadamente R$ 16,95 bilhões) no trimestre, em um aumento de 11%. Porém, a empresa ainda opera no vermelho, com perdas operacionais de €247 milhões (ou R$ 1,3 bilhão) decorrentes das próprias operações de expansão e funcionamento.
Mais mudanças
Entre os lançamentos do trimestre que ajudaram na construção dos números, a companhia celebrou o lançamento de um redesign da interface e um DJ de inteligência artificial (IA). Uma nova faixa de assinatura para áudios de alta fidelidade está programada para sair ainda este ano.
Além disso, a empresa realizou demissões em massa nas últimas semanas, em especial para reformular a divisão de podcasts. O relatório financeiro completo do Spotify para o segundo trimestre de 2023 pode ser conferido neste link (em inglês).