O Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, está completando 18 anos de atuação no Brasil nesta quinta-feira (20). Desde o lançamento do buscador mais famoso, passando por aplicativos, sistemas operacionais, produtos e serviços, a companhia encontrou no nosso país um de seus principais mercados.
Acompanhando a jornada dos brasileiros do momento em que eles acordam até a hora que ele vão dormir, o Google aposta cada vez mais em soluções locais, chegando a abrir em 2023 seu terceiro escritório no país.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Chefiado pelo mesmo diretor desde fevereiro de 2011, o Google Brasil acumula números e marcas impressionantes por aqui. O TecMundo aproveitou a maioridade da versão nacional da big tech para elencar 6 curiosidades sobre a marca.
O Google fornece vários dos principais serviços utilizados pelos brasileiros no computador e celular. (Imagem: Fentino/Getty Images)
1. Quem é o presidente do Google Brasil?
Há 12 anos o Google Brasil tem a mesma pessoa na cadeira de presidente, o engenheiro Fábio Coelho, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele também tem pós-graduação em administração pela Harvard, uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do mundo.
Coelho passou em companhias como Gillette, PepsiCo, Citibank, AT&T e era presidente do Internet Group (o popular IG) antes de comandar o Google Brasil. Em publicação no blog da empresa, ele parabenizou os funcionários, parceiros, clientes e usuários pela marca de 18 anos.
“Juntos, pudemos colaborar com a transformação digital dos nossos usuários e de empresas brasileiras de todos os tamanhos. Não à toa, hoje o Brasil está entre os cinco principais países em nossa lista de nove produtos com mais de um bilhão de usuários”, disse.
- Veja também: 15 coisas que você não sabe sobre o Google Brasil
2. Primeiro escritório do Google Brasil
O primeiro escritório da gigante da tecnologia foi em Belo Horizonte, capital mineira. Em 20 de julho de 2005, a empresa comprou a Akwan Information Technologies, uma companhia de tecnologia criada por professores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Na época, a Akwan trabalhava para desenvolver um buscador brasileiro da internet, sendo que o engenheiro Berthier Ribeiro-Neto era um dos integrantes do time. Após a compra pelo Google, Ribeiro-Neto ficou no Google e ajudou a inaugurar, em novembro de 2006, o primeiro Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Google na América Latina.
Há 11 anos, a companhia inaugurou um escritório na capital paulista, localizado na região da Faria Lima, um dos centros comerciais mais importantes do continente. Em 2023 o Google abriu mais um escritório em São Paulo, no bairro da Vila Olímpia, para abrigar principalmente os times de Cloud e Engenharia.
3. Assuntos mais pesquisados pelos brasileiros
O Google lança anualmente uma página mostrando os assuntos que geraram maior interesse nos usuários. O site compila os termos mais pesquisados no buscador e mostra um pouco do que foi aquele ano na televisão, cultura, política e outras áreas da sociedade.
A gigante da tecnologia inaugurou seu trends no Brasil em 2008, época em que a palavra mais pesquisada foi “Orkut”. Naquele período, a rede social criada pelo turco Orkut Buyukkokten era a mais popular do mundo e fazia um certo sucesso particularmente no Brasil.
Em 2008, a personalidade que gerou mais interesse foi a atriz Juliana Paes, enquanto na temática esportes o termo mais pesquisado foi “São Paulo Futebol”.
Juliana Knust, Britney Spears, Santos e Google Maps estavam dentre os termos mais pesquisados pelos brasileiros em 2008. (Imagem: Reprodução/Google Trends)
4. Quantas pessoas usam o Google no Brasil?
O Google é o site mais acessado do Brasil (e do mundo, na verdade) com certa tranquilidade. De acordo com o SimilarWeb, no mês de junho de 2023 o buscador recebeu nada menos que 4 bilhões de visitas.
Quanto aos visitantes, o google.com registrou quase 156 milhões de usuários no mesmo período. Ou seja, é como se cerca de 72% de toda a população brasileira tivesse acessado a página pelo menos uma vez no mês passado.
Antes do Google se popularizar, os brasileiros conheciam o Cadê, por exemplo. (Imagem: Scott Barbour/Getty Images)
5. Primeiro Doodle no Brasil?
Quem utiliza o buscador do Google já notou que às vezes o logo da marca está estilizado e interativo, fazendo algum tipo de homenagem. Esses ícones são os chamados doodles, que têm até uma equipe específica de ilustradores (chamados “doodlers”) e engenheiros que trabalham construindo as brincadeiras.
A gigante da tecnologia tem um acervo histórico de doodles e, de acordo com o site, a primeira homenagem personalizada exclusivamente para o território brasileiro foi feita em 28 de junho de 2002. Na ocasião, a Seleção Canarinho disputou a final da Copa do Mundo contra a Alemanha.
De lá para cá, o Google já lembrou do Brasil nos doodles em diversas ocasiões, fazendo referências principalmente a personalidades como Maria Firmino dos Reis, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Milton Santos, Carolina Maria de Jesus e Ary Barroso.
O primeiro doodle do Google em homenagem ao Brasil era um mascote dando uma bicicleta. (Imagem: Reprodução/Google)
6. Primeiro celular com Android
O Android, sistema operacional para dispositivos móveis, foi revelado ao mundo em novembro de 2007, sendo lançado pela primeira vez quase um ano depois no HTC Dream (conhecido como T-Mobile G1 nos Estados Unidos e parte da Europa).
Em 2009 o Brasil recebeu o Motorola DEXT, que foi o primeiro celular comercial instalado com o Android. Tendo como destaque apps como o Facebook, MySpace e Gmail, o smartphone vinha embarcado com o Android 1.5, apelidado como Cupcake.