Nesta quarta-feira (19), a Netflix anunciou que a sua receita trimestral e número assinaturas aumentaram após as medidas de combate ao compartilhamento de senhas. Segundo os dados da Refinitiv, o número de assinantes aumentou em 8% — equivalente a 5,9 milhões de clientes.
No entanto, apesar do aumento, a receita da empresa ainda ficou aquém do esperado. Neste segundo trimestre, a Netflix registrou um lucro de US$ 8,19 bilhões — 3% a mais que o período homólogo — dos US$ 8,30 bilhões esperados, cerca de R$ 39,7 bilhões na conversão direta.
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O número de assinantes da Netflix aumentou em 8% desde as ações de combate ao compartilhamento de senhas.Fonte: GettyImages
Segundo as previsões da Netflix, o próximo semestre deve apresentar números melhores, como consequência do lançamento do plano com anúncios e das ações que travaram o compartilhamento de senhas pelos assinantes, que já está funcionando em mais de 100 países.
Fim do plano básico e greve dos roteiristas
Como uma maneira de aumentar os lucros para o próximo semestre, a Netflix anunciou o fim da opção do plano básico sem anúncios pelo valor de R$ 25,90. Dessa forma, os usuários deverão mudar para o plano com anúncios, que custa R$ 18,90, ou fazer um upgrade para o pacote Padrão, por R$ 39,90.
O sindicato dos roteiristas e dos atores de Hollywood entraram em greve, demandando por melhores condições de pagamento aos serviços de streaming.Fonte: GettyImages
Além disso, a empresa também revelou que aumentou a previsão de seu fluxo de caixa livre em R$ 1,5 bilhão (R$ 7,19 bilhões), totalizando US$ 5 bilhões (R$ 23,9 bilhões) para 2023. Conforme explica o portal de notícias Hollywood Reporter, o fluxo de caixa livre é uma métrica que o mercado de ações utiliza para medir quanto dinheiro sobra para uma empresa, após todas as obrigações financeiras terem sido cumpridas.
Segundo a Netflix, o aumento foi justificado por um período de “menores custos”, visto que o início das gravações foi paralisado pela dupla greve dos roteiristas e atores. Essa atitude demonstra como as empresas de streaming estão lidando com as paralisações e com as demandas que estão sendo levantadas pelos profissionais do entretenimento.