Por Luiz D’Elboux
Um dos grandes objetivos da GoDaddy no Brasil é fornecer as ferramentas e preparar os empreendedores para o dia a dia do mercado digital. Para entender a fundo esse público que atende ao redor do mundo, a empresa acaba de revelar os primeiros resultados de sua Pesquisa Global de Empreendedorismo 2023, realizada, além do Brasil, nos Estados Unidos, Colômbia, Alemanha, Espanha, México, Índia e APAC (Ásia/Pacífico: Tailândia, Singapura e Filipinas).
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Um dos dados mais significativos desse recorte do estudo – o que aborda o ambiente de negócios – revela de forma clara o que muitos já intuíam: a importância do comércio on-line no universo dos pequenos empreendedores. (foram ouvidos mais de 5000 empreendedores, de individuais a empresas com até 50 funcionários).
A importância das vendas on-line, que cresceu durante a pandemia, consolidou-se de forma inequívoca no país, com dados robustos para comprovar. E o Brasil se destaca nesse item. No país, quase metade (48%) dos entrevistados tira mais de metade de suas receitas no e-commerce. Um quarto delas (26%) veem mais 75% do dinheiro entrar no caixa por intermédio pelas vendas pela Internet.
Os números do Brasil nesse item podem surpreender muita gente, mas confirma o que sentíamos na prática, ou seja, que o empreendedor brasileiro não tem medo de novidade e quando alguma nova tecnologia se mostra funcional e confiável ele aceita e utiliza de forma consistente. O comércio eletrônico já era forte e crescente, explodiu durante a pandemia da Covid e essa tendência só se fortalece por aqui.
A dependência do comércio eletrônico no faturamento das PMEs brasileiras está sensivelmente acima da média dentre os países pesquisados, independentemente do grau de desenvolvimento. Nos Estados Unidos, por exemplo, 33% dos pequenos negócios têm mais da metade do faturamento garantido pelo e-commerce, mesmo índice da Colômbia. Na Espanha, 29%. A média global é de 37%.
O comércio eletrônico desempenha um papel fundamental, proporcionando oportunidade de crescimento e expansão de mercado. Por meio de ferramentas como as oferecidas pela GoDaddy, essas empresas podem alcançar um público muito maior, ultrapassando as limitações geográficas e alcançando clientes em todo o Brasil, fundamental em um país de dimensões continentais, onde as distâncias físicas podem representar um desafio significativo para os negócios tradicionais.
O comércio eletrônico também permite que as micro e pequenas empresas reduzam seus custos operacionais, eliminando a necessidade de ter uma loja física e investir em níveis elevados de estoque. A automação e a facilidade de gerenciamento oferecidas pelas plataformas de comércio eletrônico tornam mais viável para essas empresas competirem em igualdade de condições com empresas maiores, aumentando assim suas chances de sucesso e sobrevivência no mercado.
O mundo digital possibilita ainda a implementação de estratégias de marketing mais eficientes, com o uso de técnicas de segmentação e personalização, que podem aumentar a taxa de conversão e fidelização dos clientes. Em resumo, como demonstra o estudo da GoDaddy, o comércio eletrônico é uma ferramenta poderosa que permite que as micro e pequenas empresas no Brasil se fortaleçam e prosperem em um ambiente cada vez mais competitivo.
A Pesquisa Global Godaddy 2023 consultou quase 5 mil empreendedores e donos de pequenos negócios digitais, físicos ou híbridos, com até 50 empregados – 540 deles no Brasil - através de formulários on-line que foram respondidos, em média, em 15 minutos. O estudo se divide em três eixos: o de Negócios, que está sendo apresentado agora, o de Marketing Digital, que estará disponível no início do segundo semestre, e o de Tecnologia, que se tornará público antes do fim do ano.
Clique aqui e conheça outros dados da Pesquisa Global de Empreendedorismo 2023 da GoDaddy.
Luiz D’Elboux é Country Manager da GoDaddy no Brasil desde 2021. Bacharel em Ciências da Computação, tem pós-graduação em Negócios da Comunicação pela FGV, curso de Storytelling, Comunicação e Estudos de Mídia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduação em Negócios Digitais no Emeritus Institute of Management. É apaixonado por novas tecnologias e especialista em marketing digital. Tem mais de 17 anos de experiência em iniciativas de marketing adaptadas para aumentar o reconhecimento de marcas, lançar novos produtos, crescer a base de clientes, melhorar o envolvimento e monetização de serviços e produtos on-line.
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