A Visa confirmou na quarta-feira (28) a compra da startup brasileira Pismo, especializada em serviços bancários, pelo valor de US$ 1 bilhão em dinheiro, o equivalente a R$ 4,8 bilhões pela cotação do dia. O negócio representa uma das maiores aquisições do mercado financeiro em 2023, até o momento.
Com a fusão, que deve ser concluída até o final deste ano, após a avaliação dos órgãos reguladores, a gigante dos cartões poderá oferecer soluções de processamento bancário e de emissão para diferentes tipos de cartões (pré-pago, crédito, débito, entre outros) aproveitando APIs nativas em nuvem. Transações envolvendo o PIX também passam a ser suportadas pela marca.
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“Através da aquisição da Pismo, a Visa pode atender melhor nossas instituições financeiras e clientes fintech com soluções de core banking e emissor mais diferenciadas que podem oferecer a seus clientes”, comemorou o diretor de produtos e estratégias da companhia americana, Jack Forestell, em comunicado. Os mais de 400 colaboradores da startup passam a ser contratados da Visa.
Visa e Mastercard estavam na disputa pela compra da Pismo.Fonte: Getty Images/Reprodução
Já o cofundador e CEO da startup Pismo, Ricardo Josua, ressaltou que a transação ampliará a presença global da fintech brasileira, ajudando a “moldar uma nova era para os serviços bancários e pagamentos”. Os fundadores e a atual equipe de gerenciamento serão mantidos em seus cargos, como informaram as empresas envolvidas no negócio.
O que faz a Pismo?
Sediada em São Paulo (SP), a startup comprada pela Visa foi fundada em 2016. A empresa atua como uma plataforma de processamento para serviços bancários e pagamentos, atendendo bancos, fintechs e marketplaces que têm acesso a uma série de microsserviços na nuvem.
A lista de clientes da Pismo inclui gigantes do setor financeiro nacional. Por ano, ela processa cerca de 50 bilhões de chamadas de API e US$ 40 bilhões em volumes de transações, alimentando em torno de 80 milhões de contas, além de mais 40 milhões de cartões emitidos.
A startup Pismo fornece tecnologia para pagamentos e outros serviços bancários.Fonte: Getty Images/Reprodução
Com escritórios nos Estados Unidos e no Reino Unido, a fintech também possui operações nos mercados americano e europeu, além de atender clientes na América Latina, em países como Chile e México. A empresa fornece tecnologia bancária ainda para contratantes na Índia e na Austrália.
O crescimento registrado pela Pismo no mercado de startups, nos últimos tempos, vinha chamando a atenção de grandes empresas interessadas na sua aquisição. Uma delas era a Mastercard, também do segmento de administração de cartões, que acabou perdendo a disputa para a sua grande concorrente, a Visa.
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