O Pix se firmou em 2022 como o canal de pagamentos preferido pelos brasileiros. O número total de operações de pagamento e transferências feitos no ano passado atingiram a marca de 11,7 bilhões, número 105% superior ao registrado em 2021. No mesmo período, as transações realizadas por DOC e TED (modalidades que serão descontinuadas em 2024) tiveram queda de 29%.
Os dados fazem parte da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 (ano-base 2022), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgada na quarta-feira (28).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O número de usuários — pessoas físicas ou jurídicas — que realizaram pelo menos 30 transações instantâneas pelo Pix por mês também subiu para 46 milhões de usuários em 2022, alta de 131% em relação ao ano anterior. Já o número de usuários que receberam mais de 30 Pix/mês foi de 33 milhões, 106% a mais do que em 2021.
Como os brasileiros usaram canais de atendimento em 2022?
A maioria das transações bancárias em 2022 foi feita por celular.Fonte: GettyImages
No ano de 2022, os brasileiros realizaram um total de 163,3 bilhões de transações bancárias, utilizando os diversos canais de atendimento disponibilizados pelas instituições financeiras no País. Isso representa um crescimento de 30% em relação a 2021, estabelecendo um novo recorde de crescimento.
A maioria das transações feitas em 2022 (66%) foi via celular, seguida pelas realizadas em pontos de venda no comércio (15%), computador (11%), outros canais (3%), caixas eletrônicos (3%), agências bancárias (2%), e WhatsApp (0,03%). Exceto computador (14% em 2021), todos os canais registraram altas quando comparados aos observados no ano passado.
Além do crescimento em número de operações, o Pix também impulsionou a abertura de contas-correntes em meio digital. Das 46,2 milhões de contas abertas em 2022, 63% foram criadas por canais digitais (mobile banking e internet banking). Esse foi o segundo ano consecutivo em que o número de contas digitais abertas suplantou o de contas abertas em canais físicos.
Fontes