A Amazon anunciou hoje (21) as datas do já tradicional Prime Day, considerado a Black Friday própria da empresa, que será realizada entre 11 e 12 de julho. Contudo, os clientes terão acesso a promoções dias antes em uma espécie de “esquenta” Prime Day.
No caso dos produtos com Alexa (famílias Echo e ainda Fire TV e Kindle), os preços com descontos serão oferecidos cinco dias antes — a partir de 6 de julho — e permanecerão os mesmos até o dia 12. Segundo a Amazon, os devices ficarão até 50% mais baratos, já que será possível garantir valores ainda mais baixos a partir de pagamentos via Pix e boletos, por exemplo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“As promoções valerão para praticamente toda a linha, incluindo os recém-lançados Echo Pop e Echo Dot de 5ª Geração. Outra novidade é que o Echo Show 15 vai vir com controle remoto junto e o cliente terá uma nova opção para ativar o dispositivo. Também teremos descontos para capinhas de Kindle, conjunto de dispositivos com acessórios e dispositivos de smart homes de terceiros como lâmpadas inteligentes”, disse ao TecMundo o líder de Dispositivos Amazon, Jacques Benain.
A Amazon realizou um evento em São Paulo para apresentar as novidades do Prime Day 2023. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)
O executivo garante que será possível atender todo mundo durante os sete dias, já que o estoque de dispositivos foi reforçado em 2023. Assim como tem acontecido desde 2020, quando foi realizado o primeiro Prime Day no país, a expectativa é que dispositivos Alexa estejam dentre os itens mais comercializados. No ano passado, o campeão de vendas foi o Echo Dot 3ª Geração.
Para despachar o montante de produtos de norte a sul do país, a Amazon contratou mais de 4 mil trabalhadores temporários que atuarão nos 10 Centros de Distribuição e 24 Estações de Entrega.
“Nós começamos a preparação do Prime Day desde o período de fabricação dos itens, o que faz com que a gente comece a pensar de nove meses a um ano antes sobre tudo. No primeiro trimestre do ano já planejamos a logística de importação e distribuição”, explica Benain.
Sucesso da Alexa no Brasil
Benain defende que os smart speakers com Alexa fizeram sucesso com os brasileiros de maneira relativamente rápida. Segundo ele, isso se deu ao momento do lançamento do primeiro Echo Dot.
“Nós lançamos lá em 2019 e nos anos seguintes de pandemia, em que as pessoas estavam mais em casa, elas prestaram a atenção na Alexa e nas características brasileiras que ela tem. A Alexa conhece a nossa cultura, tem os easter eggs e tudo”, argumenta.
A Amazon vende no Brasil mais de 6 linhas diferentes de dispositivos Echo (Imagem: Amazon/Divulgação)
A popularização da inteligência artificial (IA) e seus dispositivos também aconteceu por causa do preço competitivo, de acordo com Benain. Ele salienta que se o consumidor quiser comprar uma caixa de som da mesma qualidade ele pagará muito mais caro.
“O Echo Pop chegou há pouco tempo por aqui custando R$ 349, que é o mesmo preço que há quatro anos e meio lançamos o Echo Dot. Ou seja, comparativamente hoje em dia o produto está mais barato, já que tudo está mais caro atualmente”, finaliza.
Categorias