Nesta quarta-feira (07), o Nubank anunciou a demissão em massa de 296 funcionários em um movimento que chamou de “reestruturação da área de Operações no Brasil”. Os desligamentos surgem poucas semanas após um lucro recorde de R$ 736,1 milhões no 1º trimestre de 2023.
Em comunicado, a empresa disse ter agradecido o trabalho realizado pelo colaboradores e ainda oferecido um pacote de benefícios. O pacote inclui salários adicionais por tempo de casa, extensão temporária de plano de saúde e verba de apoio para recolocação no mercado.
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“Neste momento, não estamos prevendo outras reestruturações. Em outras áreas, seguimos um ritmo normal de contratações e desligamentos de acordo com nossos planos de negócios e desempenho de funcionários”, diz trecho do informe do banco.
As demissões no Nubank devem ir ocorrendo ao longo dos próximos dias
Ainda segundo o Nubank, os quase 300 demitidos atuavam em funções administrativas, e por causa disso, a área de atendimento ao cliente não será afetada.
Essa não é a primeira vez que a marca realiza demissões em larga escala recentemente. No final do ano passado, pelo menos 22 trabalhadores foram demitidos em áreas como recrutamento e seleção. Alguns meses depois, a companhia se viu numa polêmica por oferecer benefícios para funcionários que não falassem mal da empresa publicamente.
Na semana passada o Nubank anunciou o lançamento de campanha publicitária que será exibida durante o Jornal Nacional (JN), da Rede Globo, em um contrato que vai até janeiro de 2024.
Reestruturação das operações
O Nubank justificou a atual onda de demissões explicando que a área de Operações era dividida em unidades independentes focadas em cada um dos produtos da empresa. Esse formato atendia o “passado de expansão de um produto para uma plataforma multi-produtos”.
“Agora, com um portfólio robusto, e após uma profunda análise de modelos e processos, foi identificada a necessidade de consolidar as equipes de produto em uma organização centralizada”, explica outro trecho da nota.
O Nubank tem realizado demissões desde o ano passado
O banco ainda pontuou que essas alterações permitirão um “atendimento ainda mais completo aos clientes e ganhos de escala, com uma gestão integrada de todos os produtos e serviços”.
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