Nesta terça-feira, a Nvidia se juntou a um grupo seleto composto por Apple, Alphabet, Microsoft e Amazon - o conjunto de empresas com valor de mercado de um trilhão de dólares. A companhia é a primeira fabricante de chips a atingir o feito, à medida que aposta no aumento da demanda por seus chips de inteligência artificial que alimentam o famoso ChatGPT e muitas outras aplicações.
A valorização vertiginosa das ações da Nvidia, impulsionando a empresa além do marco de um trilhão de dólares, foi resultado da estimativa de receita divulgada na semana passada, que superou as expectativas em mais de 50%. Analistas de Wall Street ficaram atônitos com esse feito considerado "incompreensível" e "cosmológico".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Sob a liderança de Jensen Huang, a Nvidia, conhecida por seus chips de PC para games, expandiu-se para o mercado de data centers nos últimos anos. Durante a pandemia, a empresa experimentou um rápido crescimento à medida que os jogos ganharam popularidade, a adoção da nuvem aumentou e entusiastas de criptomoedas recorreram a seus chips para mineração.
As apostas de Huang em inteligência artificial devem impulsionar o crescimento nos próximos meses. Afinal, estamos em um momento de crescimento para a tecnologia com soluções como o ChatGPT e Google Bard.
Comparativo com concorrentes
Marco da Nvidia demonstra o reconhecimento da importância crescente da inteligência artificial na indústriaFonte: GettyImages
Em comparação, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co Ltd, segunda maior fabricante de chips do mundo, está avaliada em cerca de US$ 535 bilhões. Portanto, a Nvidia ultrapassou seus concorrentes e tem despertado o interesse dos analistas, que têm aumentado suas metas de preço para as ações da empresa.
A mais alta meta de preço estima o valor da empresa em cerca de US$ 1,6 trilhão, equivalente à gigante Google, do grupo Alphabet.
Fontes