Os carros populares vão ficar mais baratos, conforme anunciou o governo federal nesta quinta-feira (25). A redução nos preços será possível graças a um corte de impostos que incidem na produção dos automóveis.
De acordo com o vice-presidente Geraldo Alckmin, responsável por detalhar as medidas, os cortes variando de 1,5% a 10,79% serão feitos nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Programa de Integração Social (PIS). A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) também está incluída.
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Vale saber que a redução nos impostos será válida para os modelos que custam até R$ 120 mil. Com ela, a expectativa do governo e das montadoras é de que os preços dos carros populares apresentem uma queda importante, chegando pelo menos à casa dos R$ 60 mil em alguns casos.
Com os preços reduzidos, o governo quer facilitar o acesso aos carros populares.Fonte: GettyImages
Inicialmente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva queria uma redução ainda maior, com os preços caindo para algo em torno de R$ 45 mil a R$ 50 mil, o que se mostrou inviável. No momento, os modelos de carro zero popular mais baratos à venda no Brasil custam entre R$ 68 mil e R$ 69 mil – são eles o Renault Kwid e o Fiat Mobi.
Variáveis para a redução dos impostos em carros populares no Brasil
O tamanho do corte nos impostos, que vai influenciar diretamente nos novos preços dos carros populares, dependerá de três variáveis, como explicou Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço. Uma delas é o fator social.
Neste caso, será considerado o preço atual do veículo, ou seja, quanto mais barato ele for, menos impostos terá, resultando em um abatimento muito maior. Já no fator ambiental, a redução será proporcional à eficiência energética apresentada, com os modelos menos poluentes ficando com os melhores descontos.
A redução dos impostos é atrelada a alguns fatores.Fonte: GettyImages
Por fim, a medida levará em conta o fator densidade industrial, relacionado à quantidade de peças utilizadas no veículo de entrada produzidas no Brasil. Quanto mais componentes nacionais, maior redução ele terá.
Alckmin também não descartou a adoção de outras medidas para baratear os carros populares, futuramente. Uma delas pode ser a permissão para a venda direta às pessoas físicas, modalidade que atualmente atende apenas a quem tem CNPJ, beneficiando locadoras de carros e empresas de frete.
Quando os preços dos carros populares começam a cair?
A partir do anúncio feito agora, o Ministério da Fazenda tem um prazo de 15 dias para fazer as adequações fiscais necessárias. O órgão vai calcular a perda de arrecadação do governo com os descontos concedidos às montadoras e a compensação no orçamento.
Finalizado o período, o governo editará uma Medida Provisória regulamentando as novas regras, para que elas entrem em vigor.
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