Em um movimento surpreendente, a Samsung teria assinado um acordo com a concorrente LG para a aquisição de painéis de TV OLED. Segundo a Reuters, a LG Display fornecerá telas OLED para a próxima geração de smart TVs de 77 e 83 polegadas da Samsung.
Esta é a primeira vez que a big tech sul-coreana compra componentes para TV da rival. Sem detalhes de valores, foram encomendados 2 milhões de painéis OLED para 2024, além do pedido de 3 milhões de peças para 2025 e 5 milhões para 2026.
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A Samsung voltou a produzir TVs OLED em 2022.Fonte: Samsung/Divulgação
O acordo reforça o retorno da linha de TVs OLED da Samsung. Em 2015, a marca encerrou a produção de modelos OLED alegando o alto custo dos painéis e, erroneamente, que o público não estava pronto para os aparelhos com a tecnologia.
Nos anos últimos anos, a empresa investiu em televisores com telas QLED, uma variação do LED LCD com preço mais acessível, mas qualidade inferior. Entretanto, os televisores OLED passaram a dominar o mercado premium.
Estrategicamente, o acordo com a LG é um esforço da Samsung para seguir na liderança do mercado global de TVs. Embora se mantenha líder por 17 anos consecutivos, a empresa se vê ameaçada pelas marcas chinesas com TVs LCD mais baratas.
Buscando uma margem maior após ficar anos ausente do setor, a sul-coreana retornou ao mercado de TVs OLED com a primeira TV QD-OLED em 2022. Para mais, a empresa fornece painéis OLED para a Sony.
LG domina mais da metade do mercado de TVs OLED.Fonte: LG/Divulgação
Vantagens para a LG
O acordo entre as rivais sul-coreanas também será vantajoso para a LG. Recentemente, a marca admitiu que a "demanda lenta” de vendas de painéis OLED afetou os últimos ganhos trimestrais.
Atualmente, a LG detém mais de 50% do mercado de TVs OLED, segundo a empresa de pesquisa Omdia. A Sony aparece em segundo lugar com 26% de market share, enquanto a Samsung ocupa somente 6% do setor.