A Samsung e a Tesla podem iniciar uma parceria para o desenvolvimento de tecnologias automotivas de ponta. A notícia foi divulgada pela empresa sul-coreana no último domingo (14).
No último dia 10 de maio, Elon Musk, CEO da Tesla, e Lee Jae-yong, presidente executivo da Samsung Electronics, se encontraram no centro de pesquisa de semicondutores da marca sul-coreana na Califórnia. A pauta da reunião privada seria um acordo para criação de chips para carros autônomos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Foto do encontro dos executivos da Tesla e Samsung.Fonte: Samsung/Divulgação
Segundo os analistas, a conversa entre os executivos da Tesla e Samsung pode resultar em uma parceria que expande a atuação das duas marcas no setor de chips automotivos. Dados indicam que o faturamento desse mercado pode atingir US$ 700 bilhões até 2028.
Vale mencionar que a Samsung investe em hardware automotivo há algum tempo. Em 2022, por exemplo, a companhia revelou uma linha de chips de memória para carros com recursos modernos.
Em destaque, os novos processadores atuam com Sistemas Avançados de Assistentes de Direção (ADAS) e Sistemas de Infoentrenimento de veículo (IVI). Elementos que constantemente estão sendo aplicados em veículos modernos.
No início de 2023, a Samsung anunciou a fabricação de chips de 5nm para a empresa norte-americana de semicondutores Ambarella. Conforme as informações, o SoC em questão foi projetado para ser usado como um controlador de IA em carros autônomos.
Samsung investe em tecnologias para carros autônomos.Fonte: Jenny Ueberberg/Unsplash
Visita de negócios aos EUA
Um artigo da agência de notícias sul-coreana Yonhap revela detalhes da viagem de 22 dias de Lee Jae-yong aos EUA. Além do encontro com Musk, o executivo da Samsung teve reuniões com outros líderes de empresas norte-americanas de tecnologia.
Segundo as informações, Jae-yong também conheceu pessoalmente Satya Nadella, CEO da Microsoft e Sundar Pichai, CEO do Google. Entretanto, os assuntos discutidos nesses compromissos não foram revelados.