A Samsung anunciou a abertura das inscrições para o "Solve for Tomorrow Brasil", iniciativa global da empresa sul-coreana que estimula estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a identificar e criar soluções inovadoras para problemas reais, com base na chamada abordagem STEM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
As inscrições para participar do programa global de cidadania corporativa vão até o dia 12 de julho. A empresa afirma que o objetivo da iniciativa é "auxiliar no desenvolvimento acadêmico de jovens estudantes brasileiros e fomentar a criação de projetos capazes de elevar a saúde, a educação, a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades impactadas".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O programa chega neste ano à sua 10ª edição, depois de envolver mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas, segundo a patrocinadora.
Como funciona e como participar do Solve for Tomorrow Brasil?
Os interessados em participar do Solve for Tomorrow Brasil poderão se inscrever diretamente no site de programa até o dia 12 de julho. Para participar do certame, as equipes deverão ter entre três e cinco estudantes do Ensino Médio que, a partir desta edição, poderão ser de turmas diferentes, embora cursando o mesmo ano.
Sob orientação de um professor (que lecione Ciências da Natureza e/ou Matemática), cada grupo deve criar um projeto alinhado "com os princípios da investigação científica e da sustentabilidade", segundo segunda Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do programa no Brasil.
Concluído em 12 de julho o período de inscrição da ideia do projeto — e também mentoria para os inscritos —, serão anunciadas:
- Em 11 de agosto: as 20 equipes semifinalistas;
- Em 9 de outubro: as 10 equipes finalistas;
- Em 28 de novembro: as equipes vencedoras da 10ª edição, após votação pelo Júri Popular a apresentação à Banca Julgadora.
Veja os principais prêmios:
Haverá também prêmios para as escolas dos três projetos vencedores.Fonte: Samsung/Divulgação