A Alphabet divulgou os resultados de receita do primeiro trimestre de 2023 nessa terça-feira (25). A big tech observou um aumento leve em sua ferramenta de buscas, enquanto as receitas do YouTube caíram.
Depois de crescer desenfreadamente por vários anos, o aumento de 1,87% nas pesquisas é baixo. No primeiro trimestre de 2022, por exemplo, o percentual foi de mais de 24%. Agora, ela subiu de cerca de US$ 39,6 bilhões para US$ 40,4 bilhões.
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O principal antagonista do Google no momento é o Bing, da Microsoft. O buscador rival, apesar de não estar próximo na quantidade de usuários, viu um rápido crescimento quando integrou o ChatGPT, levando o Google a correr atrás no setor de inteligência artificial (IA) nas buscas.
O resultado não é considerado ruim pelo CEO Sundar Pichai. “Estamos satisfeitos com o desempenho de nossos negócios no primeiro trimestre, com o bom desempenho da Busca e o impulso na Cloud. Apresentamos importantes atualizações de produtos ancoradas em ciência da computação e IA”, disse.
YouTube em queda
Se o aumento na Busca é pequeno, é pior na parte de vídeos, já que se observou queda. A receita de anúncios do YouTube desceu 2,6% no primeiro trimestre. É o terceiro trimestre consecutivo de queda.
O YouTube destacou as 50 bilhões de visualizações diárias do Shorts.Fonte: GettyImages
O dado só não é pior porque a receita de US$ 6,69 bilhões é levemente maior do que os US$ 6,6 bilhões das expectativas dos analistas. A companhia afirma que há “sinais de estabilização” no negócio de anúncios da plataforma de vídeos em uma base sequencial.
Além de tudo, o Google tem gasto extra de US$ 2 bilhões por causa das demissões, em indenizações e cobranças. A big tech anunciou corte de 12 mil funcionários, 6% da força de trabalho.
De modo geral, a Alphabet superou as previsões de Wall Street, com US$ 69,8 bilhões em receita e lucro líquido de US$ 15,05 bilhões, um ganho de US$ 1,17 por ação. A empresa-mãe do Google divulgou, na reunião, que vai expandir o programa de recompra de ações em mais US$ 70 bilhões.
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