Viajar para o exterior pode ser uma grande oportunidade de praticar um novo idioma, fazer amigos locais e ainda experimentar uma série de pratos diferentes. Felizmente, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento e até mesmo fazer com que o viajante economize durante a viagem.
Como exemplo, atualmente existem diversos aplicativos voltados à organização do itinerário, reserva de hotéis, compra de passeios turísticos e até mesmo apps para traduzir placas e cardápios.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Por isso, pensando na próxima aventura dos nossos leitores, o TecMundo trouxe 5 dicas para evitar perrengues tecnológicos em viagens internacionais. Confira abaixo!
1. Internet
Não corra o risco de ficar sem internet.Fonte: Getty Images
Ter acesso à internet no celular durante uma viagem é importante para conseguir usar redes sociais, aplicativos de mapas, fazer reservas em restaurantes e hotéis, além de poder se comunicar com amigos e familiares. Uma opção cada vez mais popular para obter internet no exterior é o eSIM, um chip virtual embutido no próprio smartphone.
Os modelos mais recentes de celulares da Apple, Samsung e Google, por exemplo, já possuem suporte ao eSIM. Algumas das opções mais famosas de eSIM no mercado incluem a Airalo, Chip2Go e America Chip.
Para quem não possui um smartphone com suporte ao eSIM, ainda é possível adquirir chips físicos internacionais. Algumas das opções mais conhecidas são a EasySim4U e a TravelSim. É importante verificar a cobertura do chip no país de destino e comparar preços antes de escolher a opção mais adequada para suas necessidades.
2. Acesso a sites e apps estrangeiros
O uso da VPN durante as viagens é indispensável para a segurança de dados do usuário.Fonte: Getty Images
Usar uma VPN (Rede Virtual Privada) em viagens internacionais pode trazer diversas vantagens. Primeiro, ela garante a privacidade e segurança dos dados do usuário enquanto ele estiver conectado a uma rede pública de Wi-Fi, que muitas vezes são vulneráveis a ataques de hackers. Além disso, com a VPN é possível contornar restrições de conteúdo em alguns países, acessando sites e aplicativos que não estão disponíveis na região em que o viajante está.
Existem diversos aplicativos populares de VPN, como o ExpressVPN, NordVPN, CyberGhost, entre outros. Eles geralmente oferecem uma versão gratuita limitada, além de planos pagos com recursos avançados.
Veja também: Qual o melhor cartão de crédito para acumular milhas?
3. Adaptadores de tomadas
Não se esqueça de levar adaptadores de tomada na mala.Fonte: Getty Images
Ao planejar uma viagem internacional, é importante lembrar da necessidade de adaptadores de tomadas. Cada país tem um tipo diferente de tomada elétrica, o que pode fazer com que os aparelhos eletrônicos brasileiros sejam incompatíveis. Sem o adaptador adequado, é possível que o viajante fique sem bateria nos dispositivos e até mesmo corra o risco de danificá-los.
Países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, China e Japão possuem tomadas diferentes do Brasil. Assim, é importante verificar qual é o tipo de tomada do destino para adquirir o adaptador correto antes de embarcar. Eles podem ser facilmente encontrados na internet e em lojas de eletrônicos.
4. Tradução
Caso você não tenha domínio do idioma, os aplicativos de tradução podem ajudar.Fonte: Getty Images
Os aplicativos de tradução, como o Google Tradutor, são ferramentas úteis para quem está viajando para um país onde não fala a língua nativa. Eles podem ser usados para traduzir placas de metrô, cardápios em restaurantes e até mesmo conversas com os moradores locais.
Essa tecnologia torna as viagens internacionais mais fáceis e agradáveis, permitindo que os turistas se comuniquem e se locomovam sem problemas. Além do Google Tradutor, existem outros aplicativos de tradução populares, como o iTranslate e o Microsoft Translator.
5. Reservas
Imprevistos durante as viagens podem acontecer, e por isso é importante estar preparado.Fonte: Getty Images
Apesar de não ser o desejo de nenhum viajante, alguns problemas podem aparecer durante uma viagem internacional e é necessário estar preparado para solucioná-los rapidamente. Aplicativos populares, como o Skyscanner, permitem comparar preços de passagens aéreas e encontrar ofertas de última hora para qualquer local do mundo.
O Booking.com e o Airbnb possibilitam reservar hotéis e acomodações com facilidade e segurança. Eles detalham os preços, avaliações de hóspedes anteriores e ainda oferecem suporte 24 horas para todos os clientes.
Além disso, o Google Maps e o TripAdvisor são ótimos para encontrar restaurantes, hospitais e pontos de atendimento ao turista.
Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade!
Fontes