Se você está se perguntando "como fazer assinatura digital?", saiba que está no lugar certo! Confira a seguir o passo a passo para criar uma assinatura digital que irá garantir autenticidade e confiabilidade aos documentos online que você precisa enviar.
Vale ressaltar que assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica, ok? Ela se baseia em um sistema de criptografia assimétrica. A emissão de uma assinatura digital gera novos pares de chaves únicas e interdependentes para cada documento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A tecnologia utilizada é o que garante a integridade dos arquivos, tornando quase impossível adulterá-los após a assinatura. Por isso, a assinatura digital equivale a uma assinatura física conforme previsto pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.
Tendo isso em mente, vamos ao tutorial de hoje!
Passo 1) Adquira um certificado digital junto a uma Autoridade Certificadora (AC)
Os certificados digitais podem ser auto emitidos ou recebidos de uma Autoridade Certificadora formal (AC). São esses certificados que identificam o emissor da assinatura digital, possibilitando o reconhecimento do indivíduo ou empresa.
Para ter um certificado digital, é importante se preparar para uma despesa que varia de R$ 250 a R$600. Escolha empresas credenciadas na ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras) e veja qual tipo de certificado digital é o melhor para você:
- certificado digital A1, tem validade de 1 ano e é armazenado no hardware;
- certificado digital A3, válido por até 3 anos e necessita de um cartão/token/nuvem para armazenar.
Passo 2) Proteja suas chaves privada e pública
Após criar um certificado digital para pessoa física ou jurídica, você receberá duas chaves. Assim como o nome já diz, a chave privada deve ser secreta e não pode ser compartilhada com ninguém.
Enquanto a chave pública será utilizada pelo emissor e destinatário do documento para a correta validação da assinatura digital a ser criada.
Passo 3) Faça uma pesquisa de serviços de assinatura digital
Há vários serviços de assinatura digital disponíveis na internet, tanto gratuitos quanto pagos. Antes de optar por um deles, leia atentamente o que cada serviço oferece e se a quantidade de assinaturas digitais a serem emitidas confere com a sua necessidade.
Passo 4) Envie o arquivo a receber a assinatura
Geralmente, os arquivos online que podem ser enviados para a plataforma de assinatura digital possuem uma dessas extensões: .doc, .docx, .pdf, ou .odt.
Passo 5) Baixe o documento assinado
Uma vez anexado o arquivo e emitido a assinatura digital, o documento está disponível para baixar no seu computador, tablet ou celular.
Passo 6) Consulte a assinatura digital presente no documento
Verifique se a sua assinatura digital está funcionando corretamente. Para isso, basta enviar o documento no portal de assinaturas do Gov.br e conferir o campo "Assinado digitalmente por”.
Outra alternativa é abrir o arquivo em leitores de pdf, como o Acrobat Reader e consultar o "Painel de Assinaturas" do programa.
Agora que você sabe como fazer uma assinatura digital, ela será a sua melhor amiga para lidar com autenticação em correios eletrônicos, atos em sistemas judiciários e entrega de Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda (DIRPF)!
Categorias