Tesla bate recorde de vendas no 1º trimestre, mas ações caem

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Imagem: Li Xiang/Unsplash
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A Tesla teve um número recorde de entregas de veículos no 1º trimestre de 2023, informou a montadora comandada por Elon Musk. Apesar do aumento de cerca de 36% em vendas comparado ao 1º trimestre de 2022, as ações da marca abriram em baixa.

Conforme o relatório divulgado neste domingo (2), a fabricante de elétricos registrou a produção de cerca de 440 mil veículos no período. Então, aproximadamente 423 mil modelos foram entregues aos clientes.

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Model Y é um dos modelos mais populares da Tesla nos EUA.Model Y é um dos modelos mais populares da Tesla nos EUA.Fonte:  Tesla/Divulgação 

O aumento das vendas da Tesla está parcialmente relacionado à redução de até 20% dos preços dos veículos Model 3 e Model Y em janeiro de 2023. Representando cerca de 97% das vendas da marca, os modelos populares tiveram uma ampla margem de desconto.

O recente relatório também revelou o crescimento de cerca de 4% no número de entregas comparado ao 4º trimestre de 2022. Dados que reforçam o sucesso da estratégia da montadora.

Contudo, o resultado ainda está abaixo da meta estabelecida por Elon Musk para 2023. O CEO da montadora anunciou que entregará 2 milhões de veículos ainda neste ano, um crescimento de mais de 50% em relação ao ano anterior.

Cenário de demissões nos EUA afeta as vendas da Tesla.Cenário de demissões nos EUA afeta as vendas da Tesla.Fonte:  Tesla/Divulgação 

Aumento das vendas, quedas das ações

Mesmo com os números positivos, as ações da Tesla caíram nas negociações de pré-mercado nesta segunda-feira (3). Conforme sugerem os analistas, a queda dos papéis está relacionada à crescente tensão da concorrência e à desaceleração da economia estadunidense.

Na China, maior mercado mundial de elétricos, as marcas locais também reagiram aos cortes da montadora norte-americana. Por exemplo, a Xpeng e a BYD reduziram agressivamente os preços de modelos elétricos populares.

Nos Estados Unidos, a acessibilidade de preços proposta pela Tesla foi afetada pela alta inflação. Similarmente, o emergente problema também provocou o aumento das demissões nos setores de tecnologia e finanças, principal base de clientes da marca — que encara dificuldades em sua recuperação.

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