Gordon Moore, pioneiro do Vale do Silício e cofundador da Intel, morreu aos 94 anos em sua casa no Havaí na sexta-feira (24). Ele foi uma figura central na história da eletrônica e suas inovações no design e fabricação de chips semicondutores ajudaram a lançar o Vale do Silício e transformar o computador na ferramenta onipresente da vida moderna.
Moore é mais conhecido por ter previsto em 1965 que o poder do computador dobraria a cada ano durante uma década, uma previsão que ele modificou em meados da década de 1970 para a cada dois anos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Sua profecia de que a capacidade de computação cresceria exponencialmente, e com custos decrescentes, foi apelidada de Lei de Moore e se tornou a força motriz da tecnologia de computadores no meio século seguinte e criou o Vale do Silício. Sua visão inspirou muitos cientistas e engenheiros a explorar novas ideias e inovações.
Fundação da Intel
O engenheiro Gordon Moore revolucionou a indústria tecnológica. Fonte: Science History Institute/Reprodução
Moore fundou a Intel em 1968 com o físico Robert Noyce. A empresa liderou o rápido avanço e introduziu em 1971 o primeiro circuito integrado tão poderoso que poderia ser chamado de "processador programável de uso geral" — ou microprocessador —, o cérebro de um computador em um único chip.
Sua contribuição para a tecnologia de semicondutores teve um impacto significativo em várias outras áreas, incluindo a indústria de telecomunicações, a fabricação de equipamentos médicos e a aviação.
O legado de Gordon Moore continuará a inspirar e influenciar a indústria de inovação por muitos anos. Sua visão e inovação foram fundamentais para a sociedade moderna, e sua morte é uma perda significativa para a comunidade de tecnologia e para o mundo em geral.
CEOs de bigs techs lamentam
Gordon Moore once said, “What can be done, can be outdone.” As stewards of his law, Intel will work relentlessly to exponentially outdo what he & Robert Noyce set out to do. He leaves behind a legacy that changed the lives of every person on the planet. His memory will live on.
— Pat Gelsinger (@PGelsinger) March 25, 2023
Os CEOs das principais bigs techs lamentaram o falecimento de Moore no Twitter. O chefe da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que a empresa trabalhará para preservar o legado do pioneiro. Gelsinger citou a frase “O que pode ser feito, pode ser superado", dita por Moore.
O CEO do Google e da Alphabet, Sundai Pichai, disse que ele foi uma inspiração pessoal. Já o CEO da Apple, Tim Cook, disse que todos que trabalham com tecnologia tem um débito com Moore.
Today, we lost a visionary.
— Intel (@intel) March 25, 2023
Gordon Moore, thank you for everything. pic.twitter.com/bAiBAtmd9K
RIP Gordon Moore. His vision inspired so many of us to pursue technology, was an inspiration to me. Thoughts with his family and everyone at Intel https://t.co/8bzKDJ8l79
— Sundar Pichai (@sundarpichai) March 25, 2023
The world lost a giant in Gordon Moore, who was one of Silicon Valley’s founding fathers and a true visionary who helped pave the way for the technological revolution. All of us who followed owe him a debt of gratitude. May he rest in peace.
— Tim Cook (@tim_cook) March 25, 2023
Fontes