Um ex-executivo da 21st Century Fox foi condenado na quinta-feira (9) por sua participação em um suposto esquema para subornar funcionários da FIFA a fim de obter direitos lucrativos de transmissão de jogos. O argentino Hernan Lopez foi considerado culpado por um júri federal do Brooklyn, enquanto Carlos Martinez, outro ex-executivo da empresa, foi absolvido das mesmas acusações.
Segundo as acusações, Lopez e Martinez teriam conspirado com outros executivos da 21st Century Fox e da Full Play Group S.A., empresa argentina de marketing esportivo, para subornar dirigentes do futebol sul-americano da FIFA, Conmebol e, no caso da Full Play, da Concacaf, em troca de direitos de transmissão de torneios como a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-Americana. Em julgamento, uma testemunha cooperante relatou que pagou dezenas de milhões de dólares em propinas com a bênção dos réus.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os jurados tiveram acesso a uma série de documentos, incluindo e-mails, contratos e registros comerciais, que, segundo a acusação, revelaram um esquema de conspiração de longa data entre Martinez e Lopez. De acordo com os promotores, os réus utilizaram contratos falsos e acordos de consultoria para direcionar pagamentos a dirigentes do futebol e, assim, avançarem em suas respectivas carreiras.
Consequências da condenação
Hernan Lopez é o ex-chefe da Fox International Channels, uma subsidiária da 21st Century FoxFonte:
Hernan Lopez pode pegar até 40 anos de prisão e milhões de dólares em multas. A empresa Full Play, também envolvida no escândalo, enfrenta penalidades financeiras milionárias. A revelação é mais um golpe no mundo do futebol internacional e um lembrete dos níveis de corrupção que permeiam o esporte.
Com a condenação, espera-se que a FIFA e outras organizações esportivas implementem medidas mais rigorosas para prevenir e combater a corrupção. O caso em questão já movimenta autoridades e ocasiona prisões desde 2015, o que deve ter colocado as instituições em alerta.
Futebol no streaming
Com a popularidade do futebol no Brasil, bem como a bela atuação de times do país na competição, a Libertadores movimenta público na TV aberta, fechada e também no streaming. Devido a isso, os direitos de exibição desse tipo de competição tendem a ser bastante disputados.
Vale ressaltar que a Fox agora faz parte da Disney e os jogos da Copa Libertadores da América são transmitidos no Brasil por meio de um streaming da companhia. As partidas podem ser assistidas no Star+, que está disponível no Brasil por valores partindo de R$ 32,90 mensais.
Fontes