O Banco Central reabriu o Sistema de Valores a Receber (SVR) nesta terça-feira (7), às 10h, para solicitação de saques de valores esquecidos há mais de um ano em contas inativas de pessoas físicas e jurídicas. Desde o último domingo (5), mais de 23,8 milhões de pessoas consultaram o sistema e 6,9 milhões encontraram valores a receber.
Em 2023, o sistema busca outras fontes de dinheiro esquecido estavam disponíveis nos lotes do ano passado, como contas encerradas de pagamento pré ou pós-paga, mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições financeiras.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A plataforma também ganhou novas funções, como a impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no WhatsApp, além da consulta de valores de pessoa falecida, que podem ser acessados pelos herdeiros, inventariantes ou representantes legais.
O BC alerta para golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. O orgão reforça que todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos e que ninguém está autorizado a fazer pedidos de senhas.
Instabilidade de acesso
Os recursos esquecidos ficarão disponíveis pelo tempo que for necessário, de acordo com o BC. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte: Getty Images
A corrida pelo dinheiro esquecido gerou uma fila virtual com 300 mil pessoas na manhã desta terça-feira (07). Isso provocou instabilidade no site e uma espera estimada em duas horas. Em alguns momentos, a plataforma pediu para os usuários retornarem mais tarde devido ao excesso de acessos. No início da tarde, o sistema parece ter voltado ao normal.
De acordo com o órgão, cerca de R$ 6 bilhões foram esquecidos para 38 milhões pessoas físicas e 2 milhões de pessoas físicas. No entanto, não é preciso ter pressa. O Banco Central informou que os recursos estarão disponíveis para saque pelo tempo que for necessário.
Fontes