Elon Musk demite chefe do Twitter Blue e mais 200 funcionários

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Imagem: Getty Images/Reprodução
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O CEO do Twitter, Elon Musk, demitiu mais 200 funcionários na noite do último sábado (25), o que representa 10% do total de empregados da companhia. Entre os demitidos, está Esther Crawford, diretora de produtos que se destacou pelo relançamento do serviço de assinatura paga Twitter Blue, sob a gestão do dono da Tesla.

Durante a primeira rodada de demissões realizada por Musk, quando metade da equipe do Twitter foi demitida, Crawford foi fotografada no chão do escritório com um saco de dormir. Na época, o novo CEO disse aos funcionários que eles deviam escolher entre o trabalho "extremamente hardcore" com "horas longas e intensas" ou serem demitidos.

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Além da diretora, a rede social também mandou embora dezenas de cientistas de dados, engenheiros e gerentes que trabalhavam em aprendizado de máquina e confiabilidade da plataforma. Alguns funcionários souberam da demissão após terem sido desconectados de suas contas de e-mails e laptops corporativos no sábado à noite.

No dia seguinte, Musk publicou no Twitter uma mensagem dizendo "espero que você tenha um ótimo domingo. Primeiro dia do resto da sua vida".

Equipe mínima

Crawford era uma das funcionárias de confiança de Elon Musk. (Fonte: Facebook/Esther Crawdford/Reprodução)Crawford era uma das funcionárias de confiança de Elon Musk.Fonte:  Facebook/Esther Crawdford/Reprodução 

Quando Musk assumiu o Twitter, a companhia empregava cerca de 7.500 pessoas. Com oito rodadas de demissões promovidas pelo novo CEO, a rede social reduziu em 70% o quadro de funcionários para apenas dois mil profissionais, alcançando o objetivo inicial do bilionário de manter apenas "uma equipe mínima". Quase toda a equipe da plataforma no Brasil foi demitida.

A medida faz parte do esforço para equilibrar as contas da empresa, incluindo os juros anuais de US$ 1,2 bilhão do empréstimo de US$ 44 bilhões que o Musk tomou para adquirir o Twitter, enquanto a receita anual da companhia caiu 40% em 2022 em comparação com o ano anterior.

Desde que as ondas de demissões começaram no Twitter, os serviços da empresa têm sofrido interrupções ocasionais, instabilidade e erros. Em fevereiro, diversos usuários relataram dificuldades em carregar novos tweets na timeline da rede social.

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