A Nokia anunciou neste domingo (26) o seu novo logotipo após 60 anos usando o mesmo modelo icônico. No lugar da cor azul no plano de fundo da versão popularmente conhecida, agora a marca traz cores vibrantes e adota uma nova fonte.
A revelação feita na pré-MWC 2023, que acontece de 27 de fevereiro a 2 de março, também traz uma nova estratégia de negócios para a marca. De acordo com o CEO Pekka Lundmark, a mudança visa tornar mais claro que a Nokia é uma empresa "de inovação tecnológica B2B" com foco na nuvem e em telecomunicações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com a nova estratégia, a Nokia compartilhou seis pilares estratégicos que ajudarão a liderar a mudança:
Aumento de participação de mercado com provedores de serviços;
Expandir a participação de empresas com sua carteira de clientes;
Continuar a gerenciar o portfólio de forma ativa;
Implementar novos modelos de negócios com foco em serviços;
Desenvolver o ESG (governança ambiental, social e corporativa) como vantagem competitiva.
Como sexto pilar, a Nokia cita: "Aproveitar as oportunidades de setores além dos dispositivos móveis para monetizar nossa IP [propriedade intelectual] e continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento para a Nokia Technologies".
"Esta é a Nokia… mas não como o mundo nos viu antes." — Pekka Lundmark, CEO da Nokia.
Novo site da Nokia já carrega a nova identidade visual anunciada hoje (26).
O movimento, entretanto, dá a entender que a marca pretende se "afastar" dos celulares, cujos quais a tornaram famosa entre o público consumidor. Em entrevista à Reuters, Lundmark traz mais detalhes sobre a movimentação.
"Houve uma associação [da marca Nokia] com smartphones e hoje em dia nós somos uma empresa de tecnologia de negócios", disse o executivo.
Atualmente, a HMD Global detém os direitos da marca Nokia Mobile e segue lançado celulares no mercado. No sábado (25), a empresa revelou três novos modelos, sendo um deles focado em sustentabilidade e reparabilidade.
"Esta é a Nokia"
Em carta aberta, Lundmark compartilhou detalhes sobre a nova identidade visual da empresa "como somos hoje, com energia renovável e compromisso como pioneiros da transformação digital".
O CEO reforça que a empresa construiu a herança do logotipo anterior, "mas o tornamos mais contemporâneo e digital, para refletir nossa identidade atual". A nova marca já está estampada nos sites da Nokia, redes sociais e em outros ativos.
This is Nokia, but not as the world has seen us before. Our new brand signals who Nokia is today. We’re unleashing the exponential potential of networks and their power to help reshape the way we all live and work. https://t.co/lbKLfaL2OI #NewNokia pic.twitter.com/VAgVo8p6nG
— Nokia #MWC23 (@nokia) February 26, 2023
Com a mudança de estratégia, a Nokia revelou também que visa evoluir as redes para atender, por exemplo, "às demandas da era do metaverso". A empresa fala em melhorar a qualidade de conectividade tradicional em redes fixas, móveis e nuvem.
Fontes