Nokia muda logo icônico após 60 anos e 'se afasta' dos smartphones

2 min de leitura
Imagem de: Nokia muda logo icônico após 60 anos e 'se afasta' dos smartphones
Imagem: Nokia/Divulgação
Conteúdo oferecido por

A Nokia anunciou neste domingo (26) o seu novo logotipo após 60 anos usando o mesmo modelo icônico. No lugar da cor azul no plano de fundo da versão popularmente conhecida, agora a marca traz cores vibrantes e adota uma nova fonte.

A revelação feita na pré-MWC 2023, que acontece de 27 de fevereiro a 2 de março, também traz uma nova estratégia de negócios para a marca. De acordo com o CEO Pekka Lundmark, a mudança visa tornar mais claro que a Nokia é uma empresa "de inovação tecnológica B2B" com foco na nuvem e em telecomunicações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a nova estratégia, a Nokia compartilhou seis pilares estratégicos que ajudarão a liderar a mudança:

  • Aumento de participação de mercado com provedores de serviços;

  • Expandir a participação de empresas com sua carteira de clientes;

  • Continuar a gerenciar o portfólio de forma ativa;

  • Implementar novos modelos de negócios com foco em serviços;

  • Desenvolver o ESG (governança ambiental, social e corporativa) como vantagem competitiva.

Como sexto pilar, a Nokia cita: "Aproveitar as oportunidades de setores além dos dispositivos móveis para monetizar nossa IP [propriedade intelectual] e continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento para a Nokia Technologies".

"Esta é a Nokia… mas não como o mundo nos viu antes." — Pekka Lundmark, CEO da Nokia.

Novo site NokiaNovo site da Nokia já carrega a nova identidade visual anunciada hoje (26).

O movimento, entretanto, dá a entender que a marca pretende se "afastar" dos celulares, cujos quais a tornaram famosa entre o público consumidor. Em entrevista à Reuters, Lundmark traz mais detalhes sobre a movimentação.

"Houve uma associação [da marca Nokia] com smartphones e hoje em dia nós somos uma empresa de tecnologia de negócios", disse o executivo.

Atualmente, a HMD Global detém os direitos da marca Nokia Mobile e segue lançado celulares no mercado. No sábado (25), a empresa revelou três novos modelos, sendo um deles focado em sustentabilidade e reparabilidade.

"Esta é a Nokia"

Em carta aberta, Lundmark compartilhou detalhes sobre a nova identidade visual da empresa "como somos hoje, com energia renovável e compromisso como pioneiros da transformação digital".

O CEO reforça que a empresa construiu a herança do logotipo anterior, "mas o tornamos mais contemporâneo e digital, para refletir nossa identidade atual". A nova marca já está estampada nos sites da Nokia, redes sociais e em outros ativos.

Com a mudança de estratégia, a Nokia revelou também que visa evoluir as redes para atender, por exemplo, "às demandas da era do metaverso". A empresa fala em melhorar a qualidade de conectividade tradicional em redes fixas, móveis e nuvem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.