O Ministério das Comunicações do Brasil anunciou que enviará 10 antenas portáteis para São Sebastião, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo. Os equipamentos, fornecido em parceria com a Telebras, tem a capacidade de garantir conexão 20 Mbps de conexão com a internet.
Os Terminais Transportáveis Telebras por Satélite (T3SAT) se conectam à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). A antena é portátil e tem bateria para uso em períodos de falta de energia, com duração de até oito horas. O equipamento foi utilizado na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As antenas auxiliarão equipes de resgate e garantirão a comunicação nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas. Além dos equipamentos, serão enviados dois engenheiros para dar suporte e treinamento para a instalação e uso das antenas.
Chuvas no litoral de São Paulo
Chuva acima de 600 mm em 24h é considerada o maior temporal do Brasil. (Fonte: Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)Fonte: Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução
As chuvas registradas no litoral de São Paulo já deixaram pelo menos 48 mortos até o momento, e o governo federal reconheceu o pedido de estado de emergência. Devido aos temporais, a região enfrenta falhas no sinal de telefone e internet devido aos temporais que afetam a região desde sábado (18).
As operadoras de celular estão com problemas de transmissão e conexão, mas as chamadas para o Samu estão funcionando. Algumas unidades de hospitais e a Prefeitura de São Sebastião também foram afetadas. A falta de comunicação tem dificultado ainda mais a situação dos moradores, que enfrentam alagamentos, enchentes e deslizamentos.