Apresentado pela primeira vez em parceria com a OpenAI, em 2021, o GitHub Copilot é um modelo de Inteligência Artificial (IA) generativa e consiste na primeira ferramenta de desenvolvimento do tipo em escala do mundo. Localizado no editor como uma extensão simples, o GitHub Copilot desenha o contexto do código de uma pessoa desenvolvedora para sugerir novas linhas de código, funções inteiras, testes e até algoritmos complexos.
GitHub anuncia função para desenvolver por voz e Copilot para empresas
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Desde seu lançamento, o Copilot já foi utilizado por mais de um milhão de pessoas, ajudando desenvolvedores de todo o o mundo a programar até 55% mais rápido, segundo a própria empresa. Porém, a tecnologia visa não apenas atingir profissionais da área de maneira individual, mas também expandir para equipes, organizações e empresas.
O GitHub é uma ferramenta de IA feita para ajudar desenvolvedores a programar com mais rapidez e assertividade.Fonte: GitHub | Reprodução
De acordo com o GitHub, cerca de 400 organizações já estão testando o Copilot. Agora, com o GitHub Copilot for Business, o CEO do GitHub, Thomas Dohmke, conta que a companhia está disponibilizando a funcionalidade para diferentes frentes.
Recursos do Copilot
“Também estamos apresentando um modelo OpenAI mais avançado e novos recursos para trazer benefícios ainda maiores para as organizações”, disse o executivo. O Copilot for Business conta com os seguintes novos recursos:
- Um modelo de IA mais poderoso: novos algoritmos de modelagem que melhoram a qualidade das sugestões de código;
- Filtragem de vulnerabilidade de segurança baseada em IA: o GitHub Copilot bloqueia automaticamente sugestões comuns de código inseguro, visando problemas como credenciais codificadas, injeções de SQL e injeções de path;
- Suporte a proxy VPN: o GitHub Copilot funciona com VPNs, inclusive com certificados autoassinados, para que as pessoas desenvolvedoras possam usá-lo em qualquer ambiente de trabalho;
- Inscrição simples: qualquer empresa pode comprar rapidamente as licenças do Copilot for Business online e atribuir permissões de uso com facilidade, mesmo que não usem a plataforma GitHub para o código-fonte.
Dohmke explica que o GitHub Copilot incorpora o poder da IA generativa em uma extensão de editor que sugere código em tempo real. Ele trabalha com prompts de código e linguagem natural para oferecer várias sugestões que podem ser aceitas ou rejeitadas rapidamente, e aprende junto com as pessoas desenvolvedoras a se adaptar às convenções e aos estilos de codificação individuais.
Assim, com o GitHub Copilot, as pessoas desenvolvedoras podem usar o editor de sua escolha, desde Visual Studio até Neovim, VS Code ou JetBrains IDEs.