As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2023 começam nesta quinta-feira (16). A partir desta data até o dia 24 de fevereiro, milhões de estudantes de todo o Brasil poderão concorrer a diversas vagas – em diferentes cursos de graduação nas mais diversas instituições públicas de ensino do país.
Conforme estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado oficial só sai no dia 28 de fevereiro. Porém, a cada 24 horas, o sistema é atualizado e os estudantes podem saber mais ou menos em quais colocações estão de acordo com a nota de corte deste ano. Nesse sentido, a ansiedade é grande por parte de todos os inscritos, não é mesmo?
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pensando nisso, alguns sites e plataformas de educação desenvolveram seus próprios simuladores do SiSU, que considera os dados obtidos em anos anteriores para estipular qual seria a média dos estudantes em determinados cursos e instituições.
Quer saber mais sobre esse assunto? Logo abaixo, você poderá descobrir 8 simuladores diferentes disponíveis na internet. Aproveite!
1. SiSU Simulator
(SiSU Simulator/Reprodução)Fonte: SiSU Simulator
Embora tenha informações completas sobre a maioria das universidades brasileiras participantes do SiSU, há determinadas instituições com dados desatualizados. Porém, se você deseja concorrer a uma vaga em um curso mais concorrido, geralmente essas informações estão mais acessíveis.
É possível buscá-las por instituição, por cidade e também por curso. Em seguida, selecionar suas preferências e visualizar notas de corte e pesos para as notas.
2. Descomplica
(Descomplica/Reprodução)Fonte: Descomplica
Diferente da primeira opção, na qual não é preciso fazer login para simular, o portal Descomplica requer a criação de um perfil para utilizar seu sistema. A partir disso, é possível até mesmo fazer a soma das suas notas do ENEM de acordo com os pesos distribuídos pelas instituições, mostrando quais candidatos têm mais chance de passar e quais estão longe de conseguir entrar.
3. ProEnem
(ProEnem/Reprodução)Fonte: ProEnem
No portal ProEnem, logo na primeira página, os estudantes podem inserir as informações de suas notas em Linguagens, Humanas, Natureza, Matemática e Redação, indicando ainda o estado de preferência, o curso escolhido e a modalidade (ampla concorrência, cotas sociais ou raciais).
No entanto, para conferir o resultado é preciso informar o nome completo e uma forma de contato, seja e-mail ou WhatsApp.
4. Quero Bolsa
(Quero Bolsa/Reprodução)Fonte: Quero Bolsa
Ao adentrar o simulador do portal Quero Bolsa, é possível inserir sua média geral e sem pesos do último ENEM ou optar por inserir as notas individualmente. Na sequência, é preciso informar o curso de preferência, a cidade em que deseja estudar e um endereço de e-mail.
A partir disso, o sistema buscará os dados dos últimos anos para checar qual seria a sua média na edição 2023.
5. Stoodi
(Stoodi/Reprodução)Fonte: Stoodi
Com um método de análise parecido com outras plataformas apresentadas até aqui, o Stoodi requer que os estudantes incluam as notas obtidas em cada uma das competências do ENEM.
Depois disso, será preciso informar um curso de preferência e também um estado brasileiro. Porém, se ainda não se decidiu, é possível saber quais as suas chances em diversas universidades e cursos.
O resultado fica disponível apenas em números, mas para saber exatamente seus pormenores e também as instituições elencadas, recomenda-se que o usuário crie uma conta e faça login.
6. Me Salva!
(Me Salva!/Reprodução)Fonte: Me Salva!
No Me Salva! também é necessário informar suas notas individuais para prosseguir. O sistema também requer que os estudantes definam sua modalidade especial de acesso e definam um estado de preferência, além de um curso.
A partir disso, a plataforma divulga quais são as chances e uma média aproximada de acordo com os pesos. Porém, para saber mais informações e detalhes, é preciso fazer login.
7. Geekie Games
(Geekie Games/Reprodução)Fonte: Geekie Games
Outro simulador potente nesta lista é o do Geekie Games, que conta com dados atualizados sobre os editais do SiSU de inúmeras instituições públicas de ensino do Brasil.
Porém, para acessar todo o sistema, é necessário ter uma conta ativa na plataforma, informar suas notas individuais do ENEM e fazer a análise de todos os cursos em que você poderia entrar com aquela média.
8. Planejativo
(Planejativo/Reprodução)Fonte: Planejativo
Por fim, é preciso citar o simulador SiSU do Planejativo. De forma gratuita, como todos os outros sistemas apresentados nesta lista, a plataforma de estudos requer que sejam informados dados básicos, como as notas individuais do ENEM, os cursos desejados e os estados de preferência.
- Confira Também: MEC antecipa a divulgação das notas do Enem
É possível também destacar uma ou mais instituições públicas de ensino e a modalidade de concorrência. Contudo, para visualizar o resultado, é preciso fazer um cadastro no Planejativo, informando e-mail, nome de usuário e data de nascimento.
Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais novidades sobre o ENEM!
Fontes
Categorias