O Carnaval é a maior festa popular do Brasil. E nas cidades onde acontece o tradicional Desfiles de Escolas de Samba, há muito o que inovar em busca do tão sonhado título. Para isso, muitas agremiações acabam recorrendo à tecnologia para fazer apresentações memoráveis, visando encantar o público e, principalmente, os jurados.
E são muitos os momentos onde a tecnologia foi a grande protagonista da festa. Desde um astronauta voando apenas com uma mochila propulsora em pleno sambódromo, passando pela presença quase que obrigatório dos LEDs para colorir alegorias e adereços, até alas com coreografias em cima de monociclos elétricos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Hoje o TecMundo traz uma lista com 5 vezes onde a tecnologia no carnaval foi a grande protagonista da festa. Confira!
1. Grande Rio 2001 - Astronauta voando na Sapucaí
Um dos grandes momentos tecnológicos do Carnaval do Rio de Janeiro é também, para muitos, um dos mais marcantes da história. Em 2001, a Acadêmicos do Grande Rio trouxe um astronauta para voar em pleno Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Eric Scott voando pelo sambódromo do Rio de Janeiro durante o desfile da Grande Rio em 2001Fonte: LIESA
A ideia partiu do carnavalesco da escola, Joãozinho Trinta, que trouxe Eric Scott, um dublê de uma empresa de efeitos especiais americana, para voar em uma mochila de propulsão a jato. A cena rodou o mundo e fez uma enorme sucesso, tanto que a escola repetiu a cena em 2002, com Eric vestido de papagaio, e em 2010, com um outro piloto e uma versão mais moderna do aparelho.
2. Portela 2014 - Drone de uma águia
No ano de 2014, a Portela fez um enredo para mostrar o passado, o presente e o futuro da cidade do Rio de Janeiro. E um dos destaques foi o drone em forma de águia que a escola levou para a avenida. O aparelho pesava 4,5 quilos e podia voar a 500 metros de altura, além de custar mais que o preço de um carro popular na época, ou seja, cerca de R$30 mil.
O drone que a Portela levou para a avenida em 2014 foi o grande sucesso do carnaval daquele anoFonte: G1
Por conta do sucesso, no ano seguinte, a escola levou não apenas a mesma águia para a avenida, mas também 450 drones que representavam pequenas águias, uma para cada ano da cidade do Rio de Janeiro, que em 2015 completou 450 anos.
Entretanto, a Portela acabou sendo notificada pela ANAC, uma vez que a operação desses equipamentos é proibida em áreas de grandes aglomerações.
3. Salgueiro 2015 - Nossa Senhora com Leds
Em 2015, o Salgueiro fez um desfile apostando em uma tecnologia até então inovadora para a época: as luzes de LED. Elas foram vistas em diversos momentos da passagem da escola pelo sambódromo. Desde o Abre Alas, passando pela fantasia da Rainha de Bateria, Viviane Araújo, até o último carro a cruzar o sambódromo.
Manto de Nossa Senhora composto de LED foi o auge do desfile do Salgueiro de 2015Fonte: O Globo
Mas nenhum momento foi tão impactante quanto a Comissão de Frente da agremiação. Nela, em determinado momento da coreografia, um integrante vestia uma enorme tela de LED que reproduzia o manto de Nossa Senhora. Ela contava com nada menos do que 14 mil lâmpadas, fazendo com que o efeito de transição de imagem fosse altamente realista.
4. Vila Isabel (2018) - Enredo: "Corra que o futuro vem aí!"
Com uma apologia ao filme De Volta para o Futuro, em 2018, a Vila Isabel apostou em um desfile que contava como a tecnologia contribuiu para o avanço da sociedade. Além disso, o enredo também trazia uma série de apostas para o nosso futuro, principalmente em relação a inovações tecnológicas.
Saia da Porta Bandeira da Vila Isabel era toda composta de LEDsFonte: G1
E para isso, o desfile do carnavalesco Paulo Barro contou com uma série de alegorias tecnológicas. Destaque para a saia da Porta Bandeira da escola toda composta por LEDs, assim como alas inteiras com fantasias iluminadas, carros alegóricos gigantescos e articulados, e até mesmo um enorme telão na última alegoria a cruzar a avenida.
5. Rosas de Ouro (2020) - Enredo: Tempos Modernos
Em 2020 a Rosas de Ouro inovou trazendo um enredo sobre tecnologia. Ele mostrava desde as primeiras grandes inovações tecnológicas, até previsões para o futuro, como os aparelhos do dia a dia da família do desenho animado Os Jetsons.
Ala da Rosas de Ouro tinha coreografia toda feita em cima de monociclos elétricosFonte: G1
E antes mesmo de entrar na avenida, a Rosas de Ouro marcou ao trazer um aplicativo, chamado de Carnaval 4.0. Nele, era possível ler um QR Code nas fantasias da escola, para saber mais sobre a sua confecção e também a sua participação no enredo. Destaque também para a ala que fazia coreografia em cima de monociclos elétricos.
E você, lembra de algum momento onde a tecnologia no carnaval se destacou? Conte para a gente em nossas redes sociais!
Categorias