A Identidade Jovem, ou somente ID Jovem, é um documento criado pelo Governo Federal em 2015. Ele concede acesso a uma série de benefícios de meia-entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos. Além disso, o cartão também possibilita descontos ou vagas gratuitas no sistema de transporte coletivo interestadual.
O público da ID Jovem abrange milhares de brasileiros entre 15 e 29 anos, e eles são a maioria a ter acesso aos direitos garantidos pelo Instituto da Juventude.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Porém, para participar é necessário estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) com NIS ativo, e a renda familiar deve ser de até 2 salários mínimos. Não é necessário apresentar vínculo estudantil para ter acesso ao documento.
Afinal, como fazer a ID Jovem?
É possível se cadastrar para obter uma ID Jovem de duas formas. A primeira é baixando o aplicativo na Apple Store ou Google Play. Após o download, é necessário cadastrar o CPF, nome completo e o número no NIS.
Já o segundo método se dá por meio de um computador ou desktop, como preferir. Basta apenas acessar o site oficial do programa ID Jovem e realizar o cadastro da mesma forma que é feita nos aplicativos.
Vale ressaltar que é imprescindível ter cadastro no CadÚnico. Se você ainda não estiver registrado na iniciativa, será necessário procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do seu bairro e fazer o cadastro.
Quais são os benefícios da ID Jovem?
Versão em app da ID JovemFonte: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil/ Reprodução
O programa federal viabiliza o direito de mobilidade e transporte ao jovem cadastrado, ou seja, é possível viajar de graça em destinos interestaduais de ônibus comuns – os quais não incluem leito, semileito, entre outras categorias.
Entenda o processo:
- As empresas de ônibus reservam 4 vagas para quem possui ID Jovem, duas delas para gratuidade e as demais para 50% de desconto;
- Essas empresas não são obrigadas a emitir passagem online com a gratuidade ou com desconto do ID Jovem, por isso pode ser mais comum encontrar bilhetes para a modalidade nos terminais rodoviários;
- O beneficiário, em caso de isenção ou desconto, economiza apenas no valor da passagem. O benefício não inclui taxa de embarque, pedágios e outras cobranças.
Outros benefícios que você pode encontrar no programa ID Jovem
Beneficiários da ID Jovem também podem ter descontos em cinemas, cineclubes, teatros e espetáculos musicais – de artes cênicas e circenses – promovidos por quaisquer entidades, realizados em estabelecimentos públicos ou privados. A carteirinha também é válida em eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento cuja entrada ou participação for paga.
Para obter descontos nesses eventos e atividades, o(a) portador(a) da ID Jovem deve apresentar a carteirinha juntamente com um documento de identidade oficial com foto no local de venda de ingressos. Também é possível imprimir cópia do documento ou apresentá-lo usando a versão de app para smartphones.
O conteúdo foi esclarecedor? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso as informações. E continue de olho aqui no TecMundo, sua fonte de atualizações sobre mercado, tecnologia e saúde.