Quem cai de paraquedas no universo dos simuladores de investimentos talvez possa se espantar com a enorme variedade de ferramentas disponíveis na internet, se sentindo desorientado sobre como dar os primeiros passos e qual site clicar.
Mas sem pânico! Não é preciso ser nenhum especialista na bolsa de valores, pois essas plataformas são fáceis de manusear, apresentam boa atualização em relação ao mercado e costumam ser gratuitas para grande parte do público. Confira!
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como funcionam?
Para usar um simulador de investimento, não tem muito segredo: basta o usuário preencher alguns dados que correspondem ao valor que deseja-se investir e por quanto tempo. Além disso, é possível inserir outros filtros que envolvem riscos, aportes e variáveis que vão impactar no objetivo financeiro a ser atingido.
É por meio desses informes que as ferramentas estimam as melhores opções de investimento com base nas projeções de mercado e retorno esperado, mas isso é feito com base no atual momento da simulação – não oferecendo nenhum tipo de garantia de rendimentos futuros, viu? Portanto, vamos às dicas:
1. Simulador da XP Investimentos
Essa é uma das ferramentas mais conhecidas e simples de se usar dentro do segmento. No simulador da XP, é preciso apenas informar qual é o valor de investimento e por quanto tempo deseja-se manter o rendimento dessa quantia dentro do parâmetro ativo.
Além disso, a calculadora também fornece informações avançadas em relação às especificidades da aplicação, incluindo rendimento bruto, poupança, entre outras variáveis.
2. Simulador da Me Poupe
Famoso por pertencer à especialista em finanças Nathalia Arcuri, o Me Poupe é uma opção bem conhecida quando o assunto é renda fixa. Com base nos dados fornecidos pelo usuário, o site demonstra projetações completas que vão desde gráficos comparativos a sugestões de investimentos.
Mas deve-se ter em mente a rentabilidade do tipo de aplicação escolhida. É somente dessa forma que o simulador de investimento é capaz de realizar as simulações com mais exatidão.
3. Simulador de Investimentos NuInvest
Chamada de Easynvest antes da aquisição do Nubank, a ferramenta da NuInvest não tem muito segredo quanto ao seu uso, bastando realizar informes de valores, prazo e selecionar o comparativo de aplicação mais adequado para o seu objetivo.
Um dos diferenciais desse simulador de investimento, além da sua usabilidade, é que o tempo de rendimento tem cálculo feito com base em meses.
4. Simulador da Rico
Outra opção bem conhecida no categoria, o simulador da Rico é um dos mais intuitivos e amigáveis para marujos investidores de primeira viagem. Da mesma maneira dos outros sites, é necessário preencher dados que correspondam ao valor que deseja-se investir e por quanto tempo o mesmo seria feito.
O simulador de investimentop também oferece gráficos comparativos e envia os resultados via e-mail.
5. Simulador da Toro
Nesse simulador de renda fixa, os resultados são disponibilizados rapidamente, bastando apenas preencher dados em relação ao valor a ser investido e o tempo de aplicação.
Com isso, o simulador de investimento da Toro prontamente entrega as opções mais recomendadas para o usuário e ainda disponibiliza informações extras acerca da aplicação.
6. Simulador da Mobills
Oferecendo comparativos entre investimentos CDBs, LCs, LCI e LCA, a ferramenta da Mobills é simples de ser utilizada e também realiza busca por aplicações pré e pós-fixadas.
Seguindo a mesma linha dos outros simuladores, deve-se informar o valor de investimento, prazo e o quanto será aplicado durante esse período.
7. Simulador da BTG Pactual
Disponibilizando uma interface robusta e de fácil navegação, a plataforma da BTG consegue identificar o perfil de investidor do usuário com base nos dados informados por ele.
Sendo assim, o simulador de investimento entrega quais são as melhores aplicações em renda fixa e variável, além de outras informações relevantes dentro dos parâmetros da simulação.
8. Simulador da Monetus
Por fim, outro simulador de investimento bem descomplicado de se usar é o do Monetus, sendo necessário apenas fazer os informes padrões e arrastar a régua de valores para que seja possível entregar resultados com base em até 10 anos de investimentos, além de comparações com poupança e Tesouro Selic.
E então, qual a escolha para começar a realizar seus investimentos? É só optar por uma das ferramentas citadas e decidir se vale a pena ou não seguir em frente.
Categorias