Bill Gates: nossos netos pagarão se não cuidarmos do clima

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates: nossos netos pagarão se não cuidarmos do clima
Imagem: Getty Images
Conteúdo oferecido por

Em sua tradicional carta de final de ano, o bilionário Bill Gates revela um temor adicional às mudanças climáticas. “Comecei a olhar o mundo através de uma nova lente recentemente – quando minha filha mais velha me deu a incrível notícia de que me tornarei avô no ano que vem”, disse. A filha de Gates, Jennifer, está grávida do seu primeiro filho.

Emocionado com a boa notícia, o fundador da Microsoft reconhece que a perspectiva dá uma nova dimensão ao seu trabalho filantrópico. “Quando penso no mundo em que meu neto nascerá, fico mais inspirado do que nunca para ajudar os filhos e netos de todos a terem uma chance de sobreviver e prosperar”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Fundação Gates é um dos instrumentos usados pelo bilionário americano para reverter as mudanças climáticas em uma base filantrópica. O outro, sob forma de investimentos, é a Breakthrough Energy Ventures, que apoia empresas climáticas em seu estágio inicial.

Fonte: Getty Images/Reprodução.Fonte: Getty Images/Reprodução.Fonte:  Getty Images 

Boas e más notícias sobre as mudanças climáticas

Bill Gates elegeu o trabalho com mudanças climáticas como prioridade quando começou a perceber as dificuldades dos pequenos agricultores nos países de atuação de sua organização filantrópica. A partir daí, a Fundação Gates começou a financiar, sem fins lucrativos, o trabalho de adaptação climática a um mundo já em aquecimento.

Como a filantropia sozinha não dá conta de eliminar os gases de efeito estuga, Gates também usa o seu fundo de investimento – Breakthrough Energy Companies, fundado em 2015 – para financiar inovações em energia sustentável.

“Infelizmente, em metas de curto prazo, estamos aquém. Entre 2021 e 2022, as emissões globais na verdade aumentaram de 51 bilhões de toneladas de equivalentes de carbono para 52 bilhões de toneladas”, escreve Gates. Mas ainda há espaço para otimismo: os investimentos em tecnologias de descarbonização estão "muito mais adiantados do que eu teria previsto alguns anos atrás", comemora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.