Após metade das partidas da Copa do Mundo, uma das grandes reclamações ainda é o atraso na transmissão via streaming. Por isso, os espectadores estão recorrendo às antenas digitais para assistir aos jogos usando o sinal da TV aberta.
Conforme o Magazine Luiza, houve um aumento de 25% nas vendas do acessório para televisores comparado ao período pré-Copa. O produto virou uma solução para as pessoas fugirem dos “spoilers” dos vizinhos gritando gol antes da imagem chegar à TV.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As antenas digitais têm um tempo de latência muito menor que o streaming.Fonte: Intelbras/Divulgação
“No streaming, o intervalo entre a captação da imagem até à chegada ao espectador possui um tempo maior em relação à latência da TV a cabo, que também é superior ao sinal das antenas digitais”, explica Bruno Maia, especialista em inovação e CEO da desenvolvedora Feel The Match.
Embora o streaming ofereça conteúdos exclusivos, o “delay” atrapalha a experiência de muitos espectadores durante os jogos da Copa do Mundo. Algo que fica bem evidente durante as partidas da seleção brasileira.
Em um rápida pesquisa, é possível encontrar modelos de antenas digitais a partir de R$ 20 em varejistas e lojas especializadas. O que pode ser considerado um investimento acessível para quem deseja acompanhar os jogos sem atrasos.
Além disso, o Governo Federal tem um programa que distribui um kit gratuito de antenas parabólicas digitais para famílias de baixa renda. Com isso, o acesso aos jogos do Brasil é facilitado através da transmissão exclusiva da Globo em canais abertos.
Copa do Mundo também influenciou a venda de smart TVs em 2022.Fonte: JéShoots/Pexels
Para quem não quer investir em uma antena, também é possível assistir aos jogos por meio de gambiarras. Logo no começo da competição, uma solução simples viralizou na web: usar o fio de amarrar saco de pão para receber sinal na televisão.
Aumento na venda de Smart TVs
Segundo o Magazine Luiza, a venda de smart TVs aumentou nos meses antes da Copa do Mundo. O número de importações triplicou no terceiro trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período no ano passado, atingindo um volume de R$ 12,5 milhões.
“Em 2021, o dólar ficou entre R$ 5,54 e R$ 5,57. Neste ano, a moeda teve uma pequena baixa e está cotada em torno de R$ 5,21. Isso reduz o custo de produção e deixa as TVs mais baratas para os brasileiros”, comenta Fábio Pizzamiglio, diretor da empresa de comércio exterior Efficienza.
Categorias