Há pouco mais de duas semanas, a Visa recebeu autorização preliminar para que os cartões da operadora sejam usados em compras via WhatsApp. Nesta segunda-feira (5), o Banco Central do Brasil (BC) também deu a autorização à Mastercard.
A autorização dada a Mastercard serve para o uso de "conta de pagamento pós-paga, pré-paga e de depósito", lista o BC, em nota.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O órgão monetário ressalta que o aval não significa que a função de pagamentos e transações pelo aplicativo de mensagens da Meta vai entrar logo em operação. Essa é apenas uma das etapas necessárias à liberação do Facebook Pay.
A transferência de valores entre usuários pelo WhatsApp já é permitida desde março do ano passado.Fonte: Christian Wiediger/Unsplash
Como já havia mencionado quanto autorizou a Visa, o BC destacou que a implementação da ferramenta de pagamentos no WhatsApp ainda depende do cumprimento de outros requisitos regulatórios. "Especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação", encerra a nota do Banco Central.
A nova função de pagamentos via WhatsApp se junta à ferramenta de transferências de recursos entre seus usuários, autorizada em março de 2021. Tanto Mastercard como Visa já podem operar nessa opção. O Brasil é, como a Índia, um dos únicos países em que a transferência pelo app é permitida.
Fontes