O PIX bateu um novo recorde de transações em um dia, ao registrar 99,4 milhões de transferências ao longo da quarta-feira (30), de acordo com dados do Banco Central do Brasil (BC). A tecnologia, lançada em novembro de 2020, já se tornou o meio de pagamento eletrônico mais utilizado no país.
Como observou a autoridade monetária, o novo recorde do PIX foi registrado no último dia para o pagamento da primeira parcela do 13º salário. As operações realizadas pelas empresas para depositar o benefício para os trabalhadores com carteira assinada, dentro do prazo, podem ter contribuído para a marca histórica.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Antes disso, a maior quantidade de transferências a partir do sistema de pagamentos instantâneos, em 24 horas, havia sido registrada no dia 7 de outubro deste ano. Naquela data, o sistema foi utilizado para a realização de 93,6 milhões de operações, quase 6 milhões a menos do que os números de agora.
O PIX tem superado outros métodos de pagamento convencionais.Fonte: Pexels
Cada vez mais popular entre os brasileiros, a tecnologia também tem sido alvo de cibercriminosos, exigindo atenção redobrada dos usuários. Uma das campanhas maliciosas mais recentes é o golpe do PIX natalino do Nubank, em que os autores se passam por funcionários da fintech e prometem distribuir R$ 50 para quem clicar em um link fraudulento.
Número de usuários em crescimento
Dados divulgados recentemente pelo BC apontam que mais de 130 milhões de pessoas já usaram o PIX desde a sua estreia, além de 11 milhões de empresas. No momento, há cerca de 523 milhões de chaves cadastradas no sistema, utilizadas em 28 bilhões de transações e movimentando pelo menos R$ 14 trilhões.
A tecnologia vai apresentar algumas novidades em 2023, começando pelas mudanças no limite de transação. A partir de janeiro, os bancos não terão a obrigatoriedade de definir um valor máximo para cada operação, mas deverão determinar um limite por período de tempo.