A Black Friday 2022 aconteceu na última sexta-feira (25) e o balanço do varejo na data de descontos já saiu. A oscilação foi grande, com relação ao ano passado, registrando uma queda de 14% no faturamento do comércio eletrônico. Os dados foram levantados pela Linx, empresa de software para varejo.
Esse percentual, porém, diz respeito apenas à sexta-feira. No fim de semana seguinte, 26 e 27 de novembro, as vendas tiveram alta de 27%. Também houve uma diluição de vendas no setor ao longo do mês e aumento de 6,7% na semana anterior à Black Friday, com alta de 51% no ticket médio.
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No último fim de semana, o destaque ficou com os aplicativos de supermercado. Ainda segundo as informações coletadas, o ticket médio foi 52% maior, apesar da queda de 17% no número de pedidos.
Nos apps de mercado, os dados mostraram que os itens mais procurados pelos consumidores incluíam bebidas alcoólicas e alimentos de hortifruti, e nas categorias de produtos, se destacaram os itens de mercearia, laticínios e limpeza.
Os aplicativos de supermercados apresentaram crescimento no fim de semana posterior à Black Friday.Fonte: Shutterstock
A Linx analisou uma base de mais de 2.800 grandes varejistas e marketplaces via Linx Digital. Eles confirmaram a previsão para a data comercial este ano. Algo apontado era a antecipação de promoções por causa da Copa do Mundo Qatar-2022.
Curiosamente, a estreia do Brasil na competição, na última quinta-feira (24), desacelerou as vendas online. O impacto foi de 54% nas duas horas que antecederam o jogo e 46% nas três horas anteriores. O volume foi retomado ao longo da partida , somando 140% de aumento em relação ao início.
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