Incialmente marcado para o dia 31 de outubro e depois adiado, a demonstração atualizando as novidades da Neuralink, startup do bilionário sul-africano Elon Musk, acontece nesta quarta-feira (30). A empresa busca produzir implantes que conectem o cérebro humano a computadores.
No evento planejado, a Neuralink quer "mostrar e contar" a atualização, provavelmente envolvendo o "mind Pong", revelado no ano passado e que testou chips em macacos. O anúncio foi feito através de um tuíte, com data e hora, marcando a apresentação para às 23h (horário de Brasília).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ainda na publicação, há um vídeo com a frase "por favor, junte-se a nós para mostrar e contar". As palavras aparecem sendo digitadas, o que pode indicar algum progresso da startup na conexão para ajudar pessoas a digitar com a mente.
Nov 30, 6 pm PT pic.twitter.com/I2J89Q7CYW
— Neuralink (@neuralink) November 24, 2022
Mesmo com as grandes ambições a longo prazo de Elon Musk, como a "fusão com IA (inteligência artificial)", a Neuralink tem projetos mais nobres no momento. Um deles é ajudar pessoas com paralisia a digitar e aqueles que não conseguem andar por lesões na medula espinhal.
Inicialmente, o implante cerebral deve ajudar pessoas com paralisia.Fonte: Shutterstock
A startup do magnata não é a única a tentar realizar a conexão entre cérebros humanos e computadores. Esse campo é chamado de BMI, sigla em inglês para interfaces cérebro-máquina, ou BCI, interfaces cérebro-computador. Empresas como Synchron, Paradromics e BlackRock Neurotech também trabalham em busca de avanços.
Como acompanhar ao evento da Neuralink?
Normalmente, as empresas do magnata transmitem seus eventos online em diversas plataformas. No entanto, até o momento, nenhum link oficial foi compartilhado.
Com isso em mente, a dica é ficar de olho no Twitter e o canal da Neuralink no YouTube no horário marcado, às 23h de amanhã (30). Assim, você poderá acompanhar em primeira mão os anúncios da companhia.
Fontes