Black Friday: veja principais reclamações antecipadas de clientes

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Imagem: Shutterstock

O atraso na entrega foi a principal queixa dos consumidores no período pré-Black Friday 2022, que se encerrou na noite de quinta-feira (24) e contou com várias ofertas antecipadas no e-commerce. O não cumprimento do prazo de chegada das compras liderou a lista de problemas registrados no Reclame AQUI.

Conforme a plataforma, os atrasos por parte dos responsáveis pela entrega representaram 17,04% das reclamações recebidas entre o meio-dia de quarta-feira (23) e as 20h de quinta. As queixas por propaganda enganosa ficaram na segunda posição, com 16,3% dos registros.

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Na sequência, vieram as reclamações sobre produto não recebido (15,18%), estorno do valor (8,54%) e problemas na finalização da compra (5,04%). Foram 4.689 queixas no total, durante o período, um pequeno aumento em comparação com a pré-Black Friday de 2021, quando o serviço recebeu 4.389 registros.

Principais queixas da pré-Black Friday 2022.Principais queixas da pré-Black Friday 2022.Fonte:  Reclame AQUI/Divulgação 

É válido destacar que o relatório não inclui todos os registros feitos no Reclame AQUI ao longo do período de monitoramento. Fazem parte da listagem somente as queixas identificadas pelos usuários como relacionadas à Black Friday 2022.

Empresas e produtos mais reclamados

A plataforma também divulgou o ranking das empresas com a maior quantidade de reclamações da pré-Black Friday 2022. Nesta categoria, a liderança ficou com a loja online do Magazine Luiza, que recebeu 218 queixas, seguida pelo site da Casas Bahia (102), Amazon (99), Americanas online (99) e Shopee (79).

Empresas com mais reclamações.Empresas com mais reclamações.Fonte:  Reclame AQUI/Divulgação 

Outro destaque do relatório é sobre os produtos mais reclamados no período que antecedeu a sexta-feira de descontos. O serviço de entrega ficou no topo da lista, com 6,5% das queixas, à frente de camisetas (5,36%), tênis (4,96%), TV (3,86%) e cartão de crédito (3,62%).

Conforme o Reclame AQUI, os tipos de produtos e os problemas relatados indicaram um ticket médio baixo antes da abertura oficial da promoção.

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