Dona exclusiva dos direitos de transmissão da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022, a Globo está investindo pesado em tecnologia: de câmeras multiângulo e transmissões em 4K até a construção de um estúdio inteiramente imersivo, a interação e a proximidade dos torcedores com o evento é resumida pelo narrador Galvão Bueno em um vídeo promocional: "Mudou tudo!"
Para surpreender o telespectador nas 460 horas de transmissão – divididas entre Sportv e TV Globo, além de um pacote de novidades no Globoplay e no portal ge —, o grupo investiu, primeiramente, na ampliação da área de cobertura do sinal simulcast (abreviatura de “simultaneous broadcast”), que permite assistir à programação ao vivo da TV Globo e suas afiliadas via streaming.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Inovações tecnológicas da Globo na Copa 2022
Não é novidade que, desde a Copa da Rússia em 2018, a Globo faz a transmissão dos jogos de forma remota, com cortes de câmera de mixagem de áudio aqui no Brasil. Na atual copa, porém, essa tecnologia criou a chamada "caixa mágica": um estúdio especial 270º que é colocado virtualmente dentro do mercado Souq Waqif, de Doha, em uma imersão feita com três câmeras em alta definição.
Os efeitos visuais gerados "por mágica" são exibidos em painéis de led colocados no fundo do cenário, transmitindo a impressão de que narradores e comentaristas se encontram realmente dentro do local do evento. "Criamos janelas virtuais que aproximam o Brasil do Catar", diz o diretor de Estratégia e Tecnologia, Raymundo Barros.
O portal de conexão entre o Brasil e o Catar poderá ser facilmente atravessado por jogadores, graças a projeções de imagens que utilizam a técnica de realidade aumentada. Localizado nos Estúdios Globo, na zona oeste do Rio de Janeiro, o local promete 20 horas de operações diárias. Na área de cobertura da cidade de São Paulo, os jogos serão transmitidos no áudio imersivo Dolby Atmos, para quem dispõe de um decoder e uma soundbar.
Fontes
Categorias