A Binance, considerada uma das maiores empresas do ramo de criptomoedas, voltou atrás e cancelou a proposta de aquisição que ela realizou dias antes pela divisão internacional da concorrente FTX.
O acordo foi selado nesta terça-feira (8) por um valor não revelado, mas a própria Binance confirmou que ele foi desfeito dois dias depois, na quinta-feira (10). Em uma publicação oficial, a companhia alega que a decisão veio após uma análise da situação financeira da concorrente, que encara uma grave crise.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As a result of corporate due diligence, as well as the latest news reports regarding mishandled customer funds and alleged US agency investigations, we have decided that we will not pursue the potential acquisition of https://t.co/FQ3MIG381f.
— Binance (@binance) November 9, 2022
"Os problemas [da FTX] estão além de nosso controle e da nossa habilidade de ajudar", diz o comunicado. Além disso, investigações realizadas pelo governo dos Estados Unidos podem piorar ainda mais a crise na corretora, o que fez a Binance se afastar para evitar problemas para si mesma.
Entenda o caso
A crise da FTX, um dos nomes de ascensão mais meteórica no setor de criptomoedas, envolve o bilionário e fundador Sam Bankman-Fried. Segundo a Reuters, ele teria realizado movimentações financeiras que levaram a empresa à derrocada, além de repassar dinheiro entre suas próprias empresas para tentar salvar as finançs do grupo.
Um dos resultados da operação foi a queda na valorização do FTT, um token nativo da corretora.
A movimentação recente da FTT em relação ao dólar.Fonte: Binance
Segundo a Binance, a ideia da aquisição era ajudar os clientes da FTX a realizarem saques e garantir liquidez para a companhia.
Entretanto, todo o processo envolvia primeiro uma avaliação detalhada da situação antes de ser concluída — e foi nesta etapa que a corretora decidiu voltar atrás.
O aviso na página oficial da FTX indica um possível colapso da corretora.Fonte: FTX
Como resultado da crise, a FTX suspendeu nesta manhã o cadastro de novos clientes, além da realização de saques por parte de clientes investidores. No site, a empresa ainda "recomenda fortemente" que não sejam realizados depósitos no ambiente da companhia.
Fontes
Categorias