A Fundação Grupo Volkswagen anunciou um novo programa para formar jovens talentos interessados nas áreas de programação e desenvolvimento. O projeto CODE School: Academia de Programação e Desenvolvimento disponibilizará uma formação 100% presencial e gratuita, criada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP).
Ao todo, serão ofertadas duas turmas e 64 vagas para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para grupos minorizados, como mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A formação têm duração aproximada de 13 meses e será realizada presencialmente nas instalações da Escola Senai Paulo Skaf, localizada na Rua Niterói, 180, em São Caetano do Sul (São Paulo) – a escola fica a apenas nove minutos de caminhada da Estação São Caetano da CPTM. As aulas têm início marcado para fevereiro de 2023 e serão realizadas sempre entre segunda e sexta no período noturno, das 19h às 22h.
- Veja Também: Java: 6 cursos para quem deseja aprender a linguagem
“A Fundação Grupo Volkswagen tem a mobilidade social como uma de suas causas prioritárias de atuação. Ao mesmo tempo, a procura por profissionais de TI é uma realidade em todos os setores econômicos, situação que deve se ampliar nos próximos anos. Por isso, idealizamos o projeto CODE School, pelo qual vamos incentivar a empregabilidade de jovens e adultos de comunidades vulneráveis, com um olhar especialmente atento à diversidade e à inclusão”, disse o vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen na América do Sul e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Grupo Volkswagen, Douglas Pereira.
Além da formação educacional na área, os selecionados também participarão de mentorias com profissionais da empresa e de um hackathon.Fonte: Fundação Grupo Volkswagen
Módulos da formação
- Programação Full Stack – carga horária de 600 horas;
- Java para Mobile Android – carga horária de 40 horas;
- Kotlin para Mobile Android – carga horária de 60 horas
Requisitos da formação
- Ter 18 anos de idade completos no momento da matrícula;
- Possuir, no momento da matrícula, Formação Técnica Completa em Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Redes de Computadores, Multimídia, Jogos Digitais; OU ser formado ou estar cursando a partir do 2º ano de curso de Ensino Superior em área correlata; OU ter concluído um curso de Qualificação Profissional de, no mínimo, 160 horas em Programação Web ou Mobile e, neste caso, ter concluído também no mínimo o 1 ano do ensino médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data de início das aulas;
- Ter disponibilidade em participar das aulas e demais atividades previstas pelo projeto, nos horários e condições estabelecidos;
- A seleção será feita considerando-se menor renda familiar per capita, além da priorização de pessoas pertencentes a grupos minorizados (mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas da comunidade LGBTQIA+).
As pré-inscrições serão realizadas entre os dias 7 de novembro e 11 de dezembro de 2022 em uma página oficial criada para os interessados, contudo, a matrícula só será realizada a partir de fevereiro de 2023.
A seleção inicial convocará até 300 pessoas, que devem realizar provas aplicadas pela Escola Senai Paulo Skaf – informações sobre o local e data da prova serão divulgadas apenas aos selecionados.
De qualquer forma, a Fundação Grupo Volkswagen também destacou que, caso não encontre perfis de pessoas com base nos critérios citados para preencher as 300 oportunidades, o restante das vagas serão preenchidas por ampla concorrência. Os desempates serão realizados pelo critério de menor renda familiar per capita.
Quer ficar por dentro de outras matérias sobre mercado? Então, continue ligado aqui no TecMundo para saber sobre vagas e notícias de carreiras em primeira mão!
Fontes