Com sua publicidade focada na defesa do “direito humano” à privacidade dos seus usuários, a Apple tem sido questionada nas últimas duas semanas, após passar a exibir anúncios na App Store. A coisa ficou mais feia depois que dois desenvolvedores e pesquisadores de segurança descobriram que a Maçã captura registros detalhados de como seus clientes interagem com a loja.
Identificados apenas como “Mysk” no Twitter, os especialistas utilizaram a rede social para divulgar um vídeo breve, no qual mostram que os dados de uso rastreados incluem o local exato onde o usuário toca na tela. Uma vez capturadas, as informações são enviadas em tempo real para a Apple através de um arquivo JSON (JavaScript Object Notation).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Embora não haja uma justificativa oficial sobre os motivos que levaram a Apple a rastrear os dados de seus usuários na App Store, é possível imaginar que essas informações possam estar relacionadas ao desempenho de anúncios, depois que a companhia de Cupertino passou a exibi-los na loja virtual.
??
— Mysk ???????? (@mysk_co) November 3, 2022
1/5
The recent changes that Apple has made to App Store ads should raise many #privacy concerns. It seems that the #AppStore app on iOS 14.6 sends every tap you make in the app to Apple.??This data is sent in one request: (data usage & personalized ads are off)#CyberSecurity pic.twitter.com/1pYqdagi4e
Por que a Apple coletaria dados de usuários na loja?
Ainda que os dados sejam coletados apenas para fins estatísticos e não sejam compartilhados com terceiros, é no mínimo questionável que a empresa passe a adotar uma postura para a qual cria barreiras em outras plataformas de anúncios como a Meta e o Google. E esses dados xeretados de usuários ocorrem, segundo Mysk, mesmo com a opção de Anúncios desativada.
A opção de começar a exibir anúncios na página “Today” e na guia “Você também pode gostar” foi anunciada pela Apple no dia 25 de outubro. Anteriormente, os desenvolvedores só conseguiam promover seus aplicativos na Busca da loja.
Depois disso, muitos usuários têm reclamado pela exibição de conteúdos irrelevantes ou eticamente questionáveis. Esses apps, como de cassino e namoro, foram temporariamente suspensos. Mas, sorria, pois você está sendo "filmado" na loja.
Fontes