O canal para denúncias de telemarketing abusivo criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) recebeu 26.674 reclamações em apenas 100 dias, desde o seu lançamento no último mês de julho. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Deste total de denúncias recebidas na plataforma, 92% foram feitas por pessoas que afirmaram não ter contratado nenhum serviço. Além disso, 99% dos reclamantes não concederam permissão para que as empresas oferecessem serviços e produtos por meio de ligação telefônica.
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Com relação ao estado com a maior quantidade de queixas, Minas Gerais aparece na liderança, tendo registrado 8,8 mil denúncias de julho até agora. Na sequência, surgem São Paulo, com 6,3 mil reclamações, e Rio de Janeiro, com 1,1 mil denúncias no período.
Formulário para denunciar a prática de telemarketing abusivo.Fonte: Senacon/Reprodução
Já quanto às empresas mais citadas no canal para denúncias de telemarketing abusivo, Oi, Banco PAN, TIM, Claro, Vivo, Sky, Itaú, C6 Bank, Banco BMG e Santander estão no topo do ranking, de acordo com o relatório. Essa classificação tem relação com as queixas feitas entre os dias 21 e 27 de outubro.
Como denunciar?
Criada com o intuito de atender às pessoas que recebem ligações frequentes de empresas oferecendo produtos e serviços sem a devida permissão, a plataforma está disponível gratuitamente para todos. Interessados em reclamar devem preencher o formulário no canal de denúncia de telemarketing abusivo.
É necessário informar a data e o número de origem da chamada, incluindo o DDD (se houver), o nome do telemarketing ou da empresa representada por ele e se havia permissão para a oferta via telefone. Nome completo, CPF e número do telefone do reclamante, entre outros dados, também serão solicitados.
As denúncias são analisadas pela Senacon e encaminhadas para os Procons, podendo levar à abertura de processo administrativo se for constatada a prática abusiva.
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